Governo

Vídeo | O que representa um militar à frente da Casa Civil?

General Braga Netto será o primeiro militar a ocupar o cargo desde a ditadura militar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Walter Braga Netto foi convidado por Bolsonaro para a chefia da principal pasta do governo - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que o general Walter Braga Netto assumirá o posto de ministro da Casa Civil, no lugar de Onyx Lorenzoni (DEM), que irá para o comando do Ministério da Cidadania.

Continua após publicidade

Braga Netto tem 62 anos e é Chefe do Estado-Maior do Exército, o segundo cargo na hierarquia do Exército Brasileiro. Em 2018, o militar comandou a intervenção federal no Rio de Janeiro, que foi questionada por especialistas em segurança.

Com a troca na Casa Civil, todos os ministros que trabalham dentro do Palácio do Planalto passam a ser militares.

Junto com Braga Netto, figuram na lista o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, o general Luiz Ramos, da Secretaria de Governo, e o major reformado da Polícia Militar Jorge Antonio Oliveira, da Secretaria-Geral. Além deles, o governo conta ainda com o general da reserva Hamilton Mourão na Vice-Presidência, além do próprio Bolsonaro, que é capitão reformado. 

A nomeação representa o crescimento da ala militar do governo e tende a aumentar o isolamento do governo, dificultando a relação com o Congresso Nacional.

A última vez que um militar chefiou a Casa Civil foi entre 1974 e 1981. O general Golbery do Couto e Silva foi ministro da pasta nos governos Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo, durante a ditadura militar.

 

Edição: Rodrigo Chagas