Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Brasil

Conflito agrário

Incra pode assentar até 374 famílias em área de conflito agrário no Paraná

Decisões judiciais a favor do Incra e União confirmam nulidade de títulos de propriedade da Araupel, segundo advogado.

13.abr.2016 às 12h20
Atualizado em 17.fev.2025 às 02h33
Curitiba (PR)
Camilla Hoshino
Trabalhadores sem-terra do acampamento Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu (PR), na luta por reforma agrária

Trabalhadores sem-terra do acampamento Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu (PR), na luta por reforma agrária - Trabalhadores sem-terra do acampamento Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu (PR), na luta por reforma agrária

A oficialização da imissão do Incra na posse de três fazendas localizadas em área de conflito agrário, em Quedas do Iguaçu, centro-sul do Paraná, deve acontecer nos próximos dias, segundo o próprio órgão. A região é foco de disputa entre a empresa madeireira Araupel e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) há pelo menos duas décadas. 

As três fazendas que podem ser desapropriadas para fins de reforma agrária integram o título de propriedade do Imóvel Rio das Cobras, sob domínio da Araupel, mas possuem escrituras de proprietários diferentes e não são terras exploradas pela empresa. No final de março, duas liminares da Justiça Federal concederam ação de imissão de posse em favor do Incra e da União sobre a fazenda Três Elos (1,67 mil hectares), ocupada há doze anos pelo MST e onde está localizado o acampamento Che Guevara, com 75 famílias, e sobre a fazenda Dona Hilda (2 mil hectares), ocupada por 700 famílias- junto a fazenda Santa Rita (778 hectares)-, no dia 9 de março deste ano.

A ocupação de março foi denominada Dom Tomas Balduíno II, por ter sido realizada por famílias que já habitavam a área de outro acampamento próximo, o Dom Tomás Balduíno I, local onde ocorreu o assassinato de dois trabalhadores sem-terra- Vilmar Bordim (44) e Leonir Orback (25)- pela PM, na última quinta-feira (7). 

Terras da União

Em 2015, uma decisão judicial em 1ª instância determinou nulos os títulos de propriedade da Araupel que deram origem ao Imóvel Rio das Cobras, e a área foi reconhecida como domínio da União. O impasse ainda transita pela Justiça e abre brecha para tentativas de reintegração de posse por parte da empresa. Apesar disso, a Advocacia Geral da União (AGU) gerou até o momento cinco ações favoráveis ao Incra sobre o território em disputa- duas contra a Araupel e três contra particulares-, o que comprova a tese da nulidade dos títulos, de acordo com o advogado do MST, Bernardino Camilo da Silva.

“As decisões judiciais são importantes, pois resgatam da sociedade uma área que estava sendo usada irregularmente [pela Araupel], além de que pode contribuir para a resolução de um conflito agrário que se instaura na região. É uma conquista histórica de arrecadação de terra pública”, defendeu o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes.

Após imissão definitiva da posse, que deve acontecer nos próximos dias, segundo informações do Incra/PR, os passos seguintes são a criação de uma comissão técnica para elaborar o projeto dos assentamentos e do desenvolvimento da área, e realizar o cadastramento das famílias.

Também segundo o órgão, as três áreas juntas podem assentar até 374 famílias, sendo 140 na fazenda Três Elos, 170 na fazenda Dona Hilda e 63 na fazenda Santa Rita. No caso da última fazenda, em nome de Carolina da Rosa Pezzi (Ação Civil Pública Nº 5001619-03.2016.4.04.7005/PR), ainda não há determinação judicial para a imissão do Incra na posse do terreno, apesar da área já ter sido considerada pública em 1ª instância. Ainda assim, está prevista uma audiência conciliatória entre as partes.

Embora os assentamentos indicados não resolvam o conflito agrário na região, eles são mais um passo pela reforma agrária, na opinião de Camilo.“Isso gera um clima de alegria após a ressaca do período difícil do assassinato de dois trabalhadores sem-terra na região”, afirma o advogado do MST. Apesar da notícia, o Movimento cobra a investigação do caso dos assassinatos em Quedas do Iguaçu por parte da Polícia Federal e a devida responsabilização dos atores crime.

 

 

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INCLUSÃO

Paraíba sanciona lei que garante vacinação em casa para pessoas com autismo

ALERTA

Desmatamento na Amazônia cresce 92% em um ano enquanto PL da Devastação avança no Congresso

TEATRO

Cultura nordestina ganha vida em espetáculo infantil de Carol Levy, na Caixa Cultural

ARTIGO

Fototeca Mineira é resposta direta ao negacionismo de Romeu Zema

Influência política

Lula ignora números e afirma que agro é o ‘principal negócio do Brasil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.