Diversidade

Aproveite as feiras de rua de BH

São mais de 90 opções de espaços para encontrar alimentos frescos

Belo Horizonte |
Pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte é possível achar os pontos cadastrados,
Pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte é possível achar os pontos cadastrados, - Reprodução / Terra Viva

Quem vê BH apenas como uma metrópole, não imagina os costumes de bairro que sobrevivem entre os prédios. Prova disso são as feiras de rua. São pelo menos 92 pontos cadastrados pela Prefeitura, divididos em quatro tipos de feiras.
As “Feiras Livres” tiveram origem nas vendas de bairros e hoje estão em 60 pontos da cidade. Nessas, a maioria dos produtos são revendas da Central de Abastecimento (Ceasa). Assim também são as duas Feiras Modelo da cidade, que, além de vender alimentos, têm espaço para lazer. São na Savassi e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Já as “Feiras Direto da Roça” são realizadas em 22 pontos de Belo Horizonte. São vendidos produtos processados como farinha e doces, que vêm em sua maioria de produtores familiares, conta José Custódio do Nascimento Júnior, técnico da Emater.
Já as “Feiras Orgânicas” são aquelas com produtos comprovadamente livres de agrotóxicos, e são oito na capital. Os produtores são reconhecidos por terem um certificado que analisa a terra da plantação, os produtos cultivados, a água e principalmente a ausência de agrotóxicos. “São os chamados produtos ‘limpos’, sem veneno”, diz Custódio.

Orgânico que cabe no bolso
Na linha de produtos sem agrotóxico, a Feira Terra Viva se destaca. Embora não seja cadastrada pela prefeitura, é responsável pela maior venda de produtos orgânicos da cidade. “Nos consideramos uma feira agroecológica”, explica Fernando Rangel, secretário da Feira. Embora os cerca de 25 produtores não possuam o certificado de produto orgânico, eles afirmam que produzem de forma respeitosa com a natureza, sem o uso de venenos. Fernando destaca que os produtos são vendidos até pela metade do preço de mercado.
O Terra Viva funciona no quintal do espaço Suricato, no bairro Floresta, na região Leste da capital, e sempre foi uma “feira de quintal emprestado”, como conta Fernando. Começou em 2005 com três consumidores que organizaram uma venda de cestas básicas e foi se transformando em feira semanal. Hoje, funciona todos os sábados, de 9h às 13h, e recebe em média 1500 pessoas por mês. 

Agroecologia
Os produtos da Terra Viva vêm de plantações agroecológica, um tipo de produção que não utiliza sementes transgênicas e nem agrotóxicos. Os produtores são acompanhados por técnicos da Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, para garantir o resultado orgânico.
Fernando conta que há uma reivindicação dos moradores do bairro Santa Tereza, também na região Leste, para retomada do Mercado local, um espaço grande que está ocioso há anos. “A ideia é construir ali uma central de distribuição de alimentos orgânicos de todo o estado combinada com intervenções culturais”, projeta.

Encontrando as feiras de rua
Pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte é possível achar os 92 pontos cadastrados, entre as Feiras de Orgânicos, Feiras Livres e Feiras Modelo e Direto da Roça. Entre no site www.pbh.gov.br e procure pela Segurança Alimentar e Nutricional.

BH da roça
A capital tem:

60 Feiras Livres
22 Feiras Direto da Roça
8 Feiras de Orgânicos
2 Feiras Modelo

Edição: ---