Reação

Movimentos populares farão caminhada contra o golpe

Frente Brasil Popular organiza diversas manifestações, como marcha de Ouro Preto a BH

Belo Horizonte |
Plenária reuniu 200 pessoas na última segunda (18)
Plenária reuniu 200 pessoas na última segunda (18) - Mídia NINJA

Com o auditório lotado, 200 pessoas acompanharam o debate da Frente Brasil Popular Minas, na noite dessa segunda-feira (18). A articulação, que reúne dezenas de movimentos populares, sindicatos e partidos - pensa os próximos passos de mobilização e anuncia o "Fora Temer" como uma das principais bandeiras. O vice-presidente acumula índice de 58% de rejeição, segundo pesquisa do Datafolha de abril deste ano.

Na análise do cientista político Juarez Guimarães, professor da UFMG, o momento não é de entusiasmo com a aprovação do impeachment. "Essa deslegitimação é resultado da vergonha de assumir o lado dos parlamentares", diz. Porém, o professor acredita que os articuladores do golpe ainda têm uma peça chave em mãos: o controle do tempo político, ou seja, os prazos das votações.

Os deputados presentes na plenária ressaltaram a preocupação com as consequências de uma aprovação do impeachment. "No domingo, o Congresso Nacional rompeu toda a barragem de lama que estava lá. Não vai atingir apenas a presidenta, mas o próprio voto", afirmou o deputado federal Adelmo Leão (PT). "Tudo o que nós sofremos até agora é pouco perto do que está vindo", alertou.

Como plano para aumentar sua incidência, a Frente aposta no aumento da articulação de movimentos, diálogo mais próximo com outra frente política, a Povo Sem Medo, e a criação de comitês em cidades do interior e bairros. "A gente precisa ir ao encontro do nosso povo. Precisamos multiplicar", reforça Bernadete Monteiro, da Marcha Mundial de Mulheres.

Mobilizações marcadas para a próxima semana

A Frente organiza um calendário de ações para os próximos dias. Na quarta (21), acontece em Ouro Preto, um Ato dos Trabalhadores, juntamente com a entrega das Medalhas da Inconfidência, contando com a presença do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.

No dia 22 de abril começa a “Marcha em Defesa da Democracia”, uma caminhada que sai de Ouro Preto, passa por Mariana, Morro da Água Quente, Catas Altas, Santa Bárbara e chega a Belo Horizonte dia 26 de abril. O objetivo é realizar debates nas cidades do trajeto. Segundo os organizadores, pelo menos 1.600 pessoas estão confirmadas.

No dia 26 de abril será realizada uma Plenária Sindical, que une a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). E no dia 1° de maio, dia do trabalhador, a Frente Minas participa de Assembleia Nacional dos Trabalhadores, em São Paulo. 

Edição: ---