RETOMADA

Cine Santa Tereza está de volta

Cinema de rua da década de 40 foi reformado e começa a funcionar no dia 26

Belo Horizonte |
Cultura é um direito que deve ser garantido e proporcionado a todos
Cultura é um direito que deve ser garantido e proporcionado a todos - Leonardo Lara / Divulgação

A magia dos cinemas de rua volta a inundar o bairro de Santa Tereza, região leste de Belo Horizonte. A partir do dia 26, o Cine Santa Tereza - que funcionou de 1944 a 1980 e foi fechado pela concorrência com os shoppings centers -, retoma o funcionamento com um catálogo de filmes que foge do circuito comercial. As sessões irão acontecer de quarta a sexta às 19h, e aos sábados e domingos às 17h e 19h.
Após o fechamento, o prédio, que fica na praça Duque de Caxias, abrigou casas e boates até ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Foi aí que a comunidade local optou pela conversão do empreendimento para equipamento público de cultura. “A mobilização dos moradores foi fundamental para a estruturação do espaço que será entregue à cidade”, afirma a gerente da instituição, Ana Amélia Lage Martins.
Para a reinauguração, foi realizada uma obra de restauro da fachada e de revitalização da infraestrutura física e tecnológica do imóvel. Também foram construídas uma sala de cinema, biblioteca e espaço multiuso. 
“A programação inclui mostras temáticas, retrospectivas de diretores e festivais. Serão privilegiadas obras do cinema nacional, especialmente do mineiro e belo-horizontino, que encontram canais de fomento para produção, mas raramente para sua circulação”, explica Ana Amélia. O filme de estreia da casa ainda não foi definido.

Continua após publicidade

Cinema e livro de graça
A biblioteca terá acesso gratuito e a população poderá encontrar publicações literárias e de pesquisa. Ela ainda contará com uma coleção bibliográfica e de vídeos sobre cinema e audiovisual. 
Para Ana Amélia, a volta do Cine Santa Tereza configura o entendimento de que a cultura é um direito que deve ser garantido e proporcionado a todos. 
“Significa a possibilidade de vivenciar o cinema e de se aproximar desse universo único, por uma possibilidade mais vinculada à estética do que ao consumo. A retomada dos cinemas de rua demonstra, de certo modo, uma resistência à pasteurização que se tornou a prática de frequentar cinemas, principalmente por pessoas que não são especializadas, mas que se interessam pela sétima arte”, reflete.
A inauguração será aberta ao público e acontece na terça-feira, dia 26 de abril, a partir das 18h.

Edição: ---