Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Brasil

Transexualidade

Casa Nem: a preparada da Lapa, no Rio

Administrado por travestis e transexuais, o lugar mistura oficinas, shows, debates e transformação de realidades

28.abr.2016 às 15h30
Atualizado em 17.fev.2025 às 02h36
Rio de Janeiro
André Vieira
Gerida por travestis e transexuais, a Casa Nem vem abalando noites com festas e debates

Gerida por travestis e transexuais, a Casa Nem vem abalando noites com festas e debates - Gerida por travestis e transexuais, a Casa Nem vem abalando noites com festas e debates

Rua Moraes e Vale. Naquela estreita rua, os belos casarões ajudam a contar a história do bairro mais boêmio do Rio de Janeiro: a Lapa. Sem esquecer o passado, um conjunto de mulheres têm transformado o presente de muitas vidas. Gerida por travestis e transexuais, a Casa Nem vem abalando as noites com festas e os dias com diversas oficinais, debates e reuniões. Um espaço democrático que recebe a diversidade de braços abertos e onde o preconceito não pode entrar. Em todas as atividades, pessoas trans não pagam. 

A mineira Luciana Vasconcelos, de 36 anos, é uma das várias mãos que constroem a Casa Nem. Mulher negra e transexual, sua história com o projeto teve início ano passado, quando chegou para ser uma das alunas do “Prepara Nem”, pré-vestibular voltado a pessoas transexuais e em situação de vulnerabilidade social. Mais que uma das preparadas pelo cursinho, ela logo assumiu uma série de tarefas no grupo e foi uma das responsáveis pela consolidação da Casa Nem, em funcionamento há poucos meses. 

Luciana relembra sua primeira entrevista ao Brasil de Fato, em agosto de 2015. “Eu lembro quando falei com vocês pela primeira vez. Tínhamos muitos sonhos naquela época que agora conseguimos realizar. Agora já estamos sonhando com novos projetos para, mais do que transformar a vida das pessoas trans, disputar a sociedade e exigir nosso respeito. Hoje temos uma casa com vários cursos e vamos continuar correndo atrás de outros objetivos”, conta. 

Oficinas

Corte e costura, aula de libras (língua brasileira de sinais), capoeira, fotografia e história da arte são alguns dos cursos que já ocupam a programação da Casa Nem. E a tendência é só crescer e expandir. O Prepara Nem, pré-vestibular do grupo, teve início no centro do Rio e agora também tem aulas na zona oeste, na Favela da Maré e em Niterói. Para manter tudo isso, dezenas de professores voluntários e apoiadores dão seu suor para seguir adiante. 

Loira e jovem, Tertuliana Lustosa, de 19 anos, é uma das professoras de história da arte. Também mulher transexual, ela destaca a importância do espaço. “A gente começou o projeto com o pré-vestibular, mas não era suficiente. Agora nós temos uma casa que possibilita o acesso de pessoas trans ao que sempre nos foi rejeitado, como casa de festas e participar de oficinas. O que acontece aqui é uma rede de produção e é isso que ganhamos”, revela a docente. 

Poder trans

Histórica militante pelos direitos humanos, Indianara Siqueira é uma das idealizadoras dos projetos e lembra que a luta é para conquistar espaço na sociedade, que ainda desrespeita as pessoas trans. “Quando falamos que nós trans temos direito a falar, temos direito à política, quando a gente se empodera perante a sociedade, vamos conquistando nossos espaços. Uma vai empoderando a outra, como numa corrente, e aí teremos voz e elas se multiplicaram”, disse ao destacar que uma das estratégias para isso é a disputa do parlamento e do executivo. 

Para ajudar ao projeto, doações financeiras, móveis e alimentos podem ser entregues na sede da Casa Nem. 

 

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Desigualdades

Tarifa zero aos domingos é como distribuir sobremesa para quem não tem o que almoçar

Guerra às drogas

Marcha da Maconha SP acontece neste sábado (14), com presença de indígenas Guarani e MST

TENSÃO CRESCENTE

Sete israelenses feridos por mísseis e dois caças derrubados: Irã inicia resposta a ataques

HISTÓRIA

Intérprete do Brasil: Grande Otelo é protagonista de mostra no Cine Humberto Mauro, em BH

CRISE INTERNACIONAL

Prefeito de João Pessoa se refugia em abrigo após bombardeio de Israel ao Irã durante missão oficial em Tel Aviv

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.