Curto e Grosso

Novo formato para a Copa do Nordeste

Se aplicada, proposta pode enfraquecer federações e CBF

Belo Horizonte |
Copa Nordeste é o torneio regional mais importante do Brasil
Copa Nordeste é o torneio regional mais importante do Brasil - Divulgação

A “Lampions League” pode ter novas regras a partir de 2018. As principais mudanças cogitadas pelo G7 da região (Sport, Santa Cruz, Náutico, Bahia, Vitória, Fortaleza e Ceará) são: 1) que a competição tenha 16 clubes e não 20, como agora; 2) que a classificação para o torneio, hoje feita apenas pelos estaduais, seja atribuída ao campeão do ano anterior, aos nove campeões estaduais e aos seis melhores clubes nordestinos no ranking da CBF; 3) que seja criada a Série B do Nordeste.

O mérito da proposta é enfraquecer as federações locais, que não classificariam mais todos os concorrentes para o torneio. Outro mérito é aumentar o poder dos clubes sobre a CBF, entidade que organiza o Nordestão e que anda de mãos dadas com as federações. O projeto vingará ou será outra tentativa engavetada de modernização do nosso futebol?

Histórico

A Copa do Nordeste - também conhecida como Nordestão, Campeonato do Nordeste ou Lampions League - é o torneio regional mais importante do futebol brasileiro.  Surgiu em 1976 e está na sua 14ª edição, pois não foi disputada entre 1977 e 1996, entre 2004 e 2009 e entre 2011 e 2012. O maior vencedor da competição é o Vitória (BA), com cinco títulos, seguido pelo Sport (PE), com três, e o Bahia, com dois títulos. América de Natal (RN), Ceará (CE) e Campinense (PB) conquistaram um título cada. O atual campeão é o Ceará.

Na edição de 2016, Santa Cruz e Campinense disputam a decisão. O primeiro jogo, realizado na quarta-feira (27), no Arrudão, terminou em 2 a 1 para o time pernambucano. A segunda partida será realizada no estádio Amigão, em Campina Grande, no próximo domingo (1º).

Edição: ---