Futebol

Torcendo pela Democracia

Final da Copa do Nordeste tem protesto em favor da democracia

Recife |
A partida era transmitida ao vivo
A partida era transmitida ao vivo - Arquivo BFPE

O ambiente político nacional tem levado torcidas a organizarem manifestações em defesa da democracia brasileira. Durante a final da Copa do Nordeste, no estádio do Arruda, torcedores que integram o movimento Levante Popular da Juventude (LPJ) abriram uma faixa na qual se lê "golpista", em alusão à Rede Globo, emissora que transmitia a partida ao vivo pela TV para vários estados do Nordeste. Nas redes sociais, o Movimento afirma que a Polícia Militar (PM) retirou a faixa sem dar qualquer justificativa. Os minutos de protesto foram o suficiente para que a ação tivesse impacto nacional.

Continua após publicidade

As ações das torcidas tiveram início no estado de São Paulo. Inspirados pela memória do ídolo Sócrates, que enfrentou dentro de campo a ditadura militar, o Coletivo Democracia Corinthiana realizou atos de rua nos dias 31 de março e 22 de abril. A torcida afirma que a luta contra a corrupção é fundamental para o avanço democrático, mas que a pauta não pode ser usada para atacar só "os vermelhos" enquanto poupa "os azuis".

Os alvinegros destacaram que o pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff não tem base legal ou moral, apontando que o golpismo "é o principal componente da crise econômica que nos assola". O manifesto corintiano afirma que a desestabilização da nossa democracia atende a interesses das elites brasileiras e mundiais, interessadas na fragilização do Estado Brasileiro para que suas empresas consigam "se apossar de nossas ricas fontes de recursos naturais".

Dias depois, a Gaviões da Fiel organizou debate com torcedores, estudantes e professores na Universidade de São Paulo (USP). O presidente da torcida, Chico Malfitani, diz que a criminalização de movimentos sociais, dos partidos de esquerda e das torcidas organizadas tem, no fundo, a mesma origem: o temor das elites diante da organização do povo pobre. "O futebol reúne muita gente e, por essa grandeza, as torcidas organizadas estão sendo novamente criminalizadas. Nossa torcida nunca foi só para gritar pelo time, mas também para defender o interesse do povo", afirmou.

As movimentações da Gaviões inspiraram novos atos. Em 09 de abril, mais de 200 torcedores se reuniram no Maracanã, Rio de Janeiro, para repudiar o que classificaram como “golpe parlamentar contra o voto da população brasileira”. Além das dezenas de admiradores de Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, América e Bangu, a manifestação reuniu também torcedores do Atlético Mineiro, Corinthians, Náutico, Santa Cruz e Sport. Na Inglaterra, em jogo da Liga Europa contra o Borussia Dortmund, torcedores do Liverpool levaram faixa com imagem de Sócrates e a frase, em inglês, "não ao golpe no Brasil".

Edição: ---