Saúde

Atos no Masp marcam semana de mobilizações em defesa do SUS em SP

Ações desencadearão no dia Nacional de Mobilizações em defesa da democracia e pela saída do presidente interino

Saúde Popular |
Para a próxima sexta-feira (3), está sendo puxado um ato para as 16h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista
Para a próxima sexta-feira (3), está sendo puxado um ato para as 16h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista - Reprodução

Os movimentos populares da área da saúde marcaram uma série de atividades para o começo do mês de junho São Paulo. O intuito é marcarem suas posições em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da democracia.

As ações fazem parte da “Semana de Mobilizações em Defesa do SUS e da Seguridade Social”, quando diversas categorias da saúde realizam mobilizações em diversas cidades do país em defesa do sistema público de saúde.

Para a próxima sexta-feira (3), está sendo puxado um ato para as 16h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, com o lema “Por um SUS do tamanho do povo brasileiro: SEM TEMER!”.

Já na segunda-feira (6), diversas categorias da saúde realizarão o “AbraçaSUS”. A ideia é realizar um ato simbólico com os trabalhadores, usuários e gestoras de serviços de saúde, abraçando os prédios do SUS.

Na terça-feira (7) seguinte, está sendo chamada uma grande mobilização nas redes sociais com o twitaço sobre a pauta. Já na quarta-feira (8), será realizado um ato em frente à Câmara Municipal de São Paulo, às 12h.

Todas estas ações desencadearão no dia Nacional de Mobilizações em defesa da democracia e pela saída do presidente interino de Michel Temer, que será realizada no próximo dia 10 de junho em todo o país, dia em que se completa um mês do governo interino de Temer. Estas ações são puxadas pelas organizações que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Perigos na Saúde

Diversas organizações da área da saúde se mostram preocupadas com as diversas possibilidades de retrocessos nas políticas públicas de saúde anunciados pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, como o subfinanciamento do SUS, a privatização dos equipamentos públicos de saúde, o incentivo aos planos privados, entre outros.

Na última semana, por exemplo, a equipe econômica de Temer anunciou uma mudança na base de cálculo do orçamento do SUS, que deixa de ser vinculado às Receitas correntes líquidas (RCL) e passa a ser pela variação da inflação no ano anterior.

Outra questão é a PEC 143, em tramitação no Senado, que pretende desvincular 25% das Receitas da União, Estados e Municípios, reduzindo o financiamento do SUS. A estimativa é que o sistema deixe de arrecadar R$ 80 bilhões com tal medida.

A “Semana de Mobilizações em Defesa do SUS e da Seguridade Social” acontecerá em diversas cidades do Brasil entre os dias 30 de maio a 7 de junho. Nesta segunda-feira (30), por exemplo, estudantes e trabalhadores da saúde ocuparam o prédio do Ministério da Saúde em Salvador. Durante a semana ocorrerão várias atividades no local para chamar atenção aos problemas em torno da saúde da pública.

Abaixo, veja alguns vídeos de trabalhadores da área da saúde e de dirigentes de movimentos populares convocando para as mobilizações desta semana:

 

 

 

Edição: ---