Economia

Na última reunião com Tombini, Copom volta a manter taxa de juros

Selic está em 14,25% ao ano desde julho do ano passado

Rede Brasil Atual |
Próxima reunião do Copom será realizada em 19 e 20 de julho, já sem Tombini no BC
Próxima reunião do Copom será realizada em 19 e 20 de julho, já sem Tombini no BC - Arquivo/EBC

Na última reunião sob o comando de Alexandre Tombini, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve mais uma vez – a sétima seguida – a taxa básica de juros em 14,25% ao ano. A Selic está nesse patamar desde o final de julho do ano passado.

Continua após publicidade

A decisão foi unânime, sem viés. Na reunião anterior, em abril, o Copom também decidiu por unanimidade pela manutenção, acrescentando que via avanços na política de combate à inflação, mas apontando "nível elevado" do IPCA em 12 meses e expectativas distantes dos objetivos de metas, o que não oferecia espaço para flexibilização da política monetária. A observação foi repetida hoje.

O novo presidente do BC, Ilan Goldfajn, não participou da reunião. Seu nome foi aprovado nesta terça-feira (7) pelo plenário do Senado e pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa, após passar por sabatina. Durante a sessão, ele afirmou que "a taxa de juros será reduzida quando existir condição para isso".

Depois de atingir seu menor nível histórico em outubro de 2012 (7,25%) e assim permanecer durante alguns meses, a Selic passou por uma sequência de altas, durante dois anos, até atingir os atuais 14,25%. A taxa nominal, sem considerar a inflação, é a maior em dez anos.

A próxima reunião do Copom, já com Goldfajn na presidência do BC, será realizada em 19 e 20 de julho.

Edição: ---