Cinema

Festival de Curtas sobre Direitos Humanos começa nesta quinta (16) em São Paulo

9ª edição da mostra conta com 25 filmes sobre questões de gêneros, condições femininas e mudanças climáticas

Brasil de Fato |
Cena de 'Para onde foram as andorinhas' (2015), um dos destaques da programação mostra
Cena de 'Para onde foram as andorinhas' (2015), um dos destaques da programação mostra - Reprodução

Começa nesta quinta-feira (16), a 9ª edição do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos. Serão mais de 80 exibições em diversos pontos da cidade de São Paulo, todas com entrada gratuita. O festival tem curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum e atingiu número recorde de inscritos, com 422 curtas-metragens. Apesar da complexidade dos assuntos relacionados ao tema, os curadores selecionaram curtas que trazem abordagens mais leves e inovadoras. Entre os destaques, estão produções que tratam das questões de gênero, a condição feminina e as mudanças climáticas.

Um dos curtas que abre o festival é "Por onde andam as andorinhas?", da diretora Mari Corrêa. O filme, que integra o Panorama 2 e abrirá o festival no CEU Butantã, a partir das 20h, mostra, de forma sensível e explícita, de que forma os povos que habitam o Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, estão percebendo e sofrendo em seu cotidiano os impactos das mudanças do clima. A ideia de Mari Corrêa é mostrar a preocupação dos índios em aspectos importantes de sua vida, de sua base alimentar, de seus sistemas de orientação no tempo, de sua cultura material, de seus rituais e os questionamentos sobre o futuro das próximas gerações.

Além de 19 CEUs (Centros Educacionais Unificados), os filmes será exibidos em novas salas de cinema do circuito Spcine, no Centro Cultural São Paulo, no Cine Olido e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A Mostra Competitiva terá 25 filmes, sendo 19 nacionais e seis internacionais de países como Itália, Argentina, Turquia e Índia. O evento também contará com as Mostras Infantil, Juvenil e Online - que poderá ser vista no site de Festival.

Os curtas vencedores serão escolhidos pelo júri oficial e também pelo voto popular. O valor das premiações chega a R$ 17 mil reais em prêmios que serão divididos em sete categorias. Nesta edição, o Júri é formado por Leonardo Sakamoto (jornalista e cientista político), Cristiano Burlan (diretor de cinema e teatro), Moira Toledo (cineasta e professora da Faap), Jota Erre (músico pernambucano), Luiza Romão (poeta, atriz e arte-educadora) e William Hinestrosa (professor na Escola Livre de Cinema de Santo André e no Centro de Audiovisual de São Bernardo).

A cerimônia de Premiação do 9ª Entretodos, marcada para 22 de junho a partir das 18h, no Cine Olido, anunciará os vencedores de todas as categorias.  Após a premiação haverá uma sessão espacial com os premiados.

O evento é realizado em parceria com as secretarias municipais de Cultura (SMC), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME).   

Serviço:

Entretodos 9 - Festival de curtas de Direitos Humanos

Data: 16 a 22 de junho

Local: mais de 20 pontos de exibição nas 5 regiões da cidade de São Paulo

Entrada Gratuita

Mais informações: www.entretodos.com.br ou www.facebook.com/entretodos

Edição: ---