Educação

PF entrega passaporte para estudante representar o Brasil na Dinamarca

Lorrayne Isidoro correu o risco de não participar da Olimpíada de Internacional de Neurociência por falta de passaporte

São Paulo (SP) |
Com 17 anos, a adolescente carioca será a única brasileira na Olimpíada Internacional de Neurociência, na Dinamarca
Com 17 anos, a adolescente carioca será a única brasileira na Olimpíada Internacional de Neurociência, na Dinamarca - Reprodução

Nesta segunda-feira (27), a Polícia Federal entregou o passaporte de emergência para a estudante Lorrayne Isidoro, de 17 anos, que embarca para Dinamarca nesta terça (28). A adolescente vai representar o Brasil na 16ª Olimpíada Internacional de Neurociências, que começa na quinta-feira (30).

Lorrayne é aluna do Colégio Pedro II, da unidade do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), e conquistou a única vaga para brasileiros no evento após vencer a 4ª Olimpíada Brasileira de Neurociências, encerrada no último dia 14 de maio, em São Paulo (SP).

Moradora da favela da Camarista Méier, na mesma região de sua escola, a estudante é filha de um vendedor ambulante e de uma professora particular. Por falta de condições financeiras, precisou recorrer a uma campanha na internet para viabilizar a viagem.

Mesmo com as passagens compradas e dando entrada no passaporte com um mês de antecedência, o documento não foi emitido. A saída foi pedir um passaporte de emergência que ela conseguiu na véspera de sua viagem para a Europa.

A confecção de passaportes atrasou devido a um problema da Casa da Moeda do Brasil (CBM) com fornecedores. O prazo para entrega do documento, que normalmente é de seis dias, normalmente passou para até 45.

Lorrayne teve de pagar R$ 77,17 e recorrer ao Procedimento de Entrega Urgente, previsto na legislação brasileira.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---