Coluna

Funk é tema de aula em faculdade carioca

Imagem de perfil do Colunistaesd
Estudantes da Faculdade Hélio Alonso têm aula sobre funk
Estudantes da Faculdade Hélio Alonso têm aula sobre funk - Agencia de Notícias das Favelas
São as práticas que mudam o mundo e não a teoria, mas precisamos nos comunicar

No último sábado (25), estive na Faculdade Hélio Alonso para falar em um curso de comunicação. O nome do curso é Rede de Agentes Comunitários de Comunicação (RACC) e está sendo feito pela Agencia de Notícias das Favelas (ANF).

Nos últimos anos me tornei um missionário em defesa do funk. Fui a inúmeros lugares na intenção de poder levar informações que eu tinha sobre o tratamento dado pelo Estado ao movimento funk.

Assim, vi de perto os números de trabalhos acadêmicos sobre o funk se multiplicarem e até se internacionalizarem. Hoje, estudantes do mundo todo vêm ao Rio de Janeiro saber mais sobre a cultura da favela. Isso é comunicação pura.

A força da comunicação é tão grande quanto a urgência de projetos que a fomentem, já que estamos vivendo um momento de muitas dúvidas na sociedade como um todo. Nós, moradores de favelas, sabemos que, quando a sociedade está dividida e sem se comunicar, quem sofre mais são os menos favorecidos.

COMUNICAÇÃO É TUDO

A RACC me deu a chance de falar em uma sala de aula, por uma hora e meia, para 20 moradores de favelas. Cada um de uma comunidade diferente. Não existe nada que eu acredite mais do que a arte do encontro. Sei que são as práticas que mudam o mundo e não a teoria, mas não iremos fazer nada de útil sem antes nos comunicar.

Então se liga aí! Sábado, uma hora da tarde na Rua Muniz Barreto, número 51, vai acontecer mais uma palestra do curso, dessa vez com a antropóloga Adriana Facina, quem eu admiro, então sou suspeitíssimo para falar.

 

Edição: ---