Capão Redondo

Aprendizes e educadores dialogam com comunidade na Fábrica de Cultura após repressão

Jovens querem definir próximas ações e fortalecer rede de proteção da ocupação que já resiste há 41 dias

Periferia em movimento |
Os aprendizes cozinham, limpam e ministram as aulas para outros 1.300 crianças, adolescentes e jovens que ocupam o espaço.
Os aprendizes cozinham, limpam e ministram as aulas para outros 1.300 crianças, adolescentes e jovens que ocupam o espaço. - Reprodução

Após a detenção de 22 aprendizes que ocupavam a Fábrica de Cultura da Brasilândia pela Polícia Militar no sábado (2) - soltos posteriormente por uma ordem judicial - acontece nesta quarta-feira (6), às 19h, um debate público na unidade do Capão Redondo, para pensar nas próximas ações e fortalecer a rede de proteção da ocupação do equipamento, que já resiste há 41 dias. Bate papo terá a participação de arte-educadores em greve e a comunidade.

Mais de 70 aprendizes estão protestando contra os cortes dos recursos e a precarização da unidade. Desde então, eles cozinham, limpam e ministram as aulas para outros 1.300 crianças, adolescentes e jovens que ocupam o espaço.

Além disso, desde o dia 23 de junho, arte-educadores estão em greve contra o sucateamento de cinco Fábricas de Cultura mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo em diferentes quebradas da capital – Capão Redondo, Jardim São Luís, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã.

Confira aqui as reivindicações de aprendizes e educadores.

Por meio de um convênio, o governo Geraldo Alckmin repassa dinheiro público para a organização social (OS) Poiesis executar formação cultural em música, teatro, dança, circo, literatura, multimeios, entre outras atividades, para administrar essas cinco unidades. A OS é dirigida pelo tucano Clóvis de Barros Carvalho, um dos fundadores do PSDB e ex-ministro da Casa Civil do governo de Fernando Henrique Cardoso. Outras cinco Fábricas – Cidade Tiradentes, Parque Belém, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá – são administradas pela OS Catavento Cultural.

Em represália ao movimento grevista, a Poiesis demitiu pelo menos 13 educadores por telegrama e e-mail. Antes disso, a organização já tinha cortado o acesso à internet e ao telefone do equipamento no Capão Redondo. A unidade da Cachoeirinha segue fechada.

O quê?

Debate entre aprendizes, educadores e comunidade

Mais informações em https://www.facebook.com/events/636393273192744/
Quando? Nesta quarta-feira, 06 de julho, às 19h
Onde? Fábrica de Cultura do Capão Redondo
Rua Algard, 82 - Zona Sul de São Paulo

Edição: ---