Frente Brasil Popular

Caravana cria mais cinco comitês pela Democracia no Sertão do São Francisco

Comitês temáticos de mulheres, juventude, educação, trabalho e reforma agrária atuarão na região do Itaparica

Petrolândia (PE) |
Plenária abriu as atividades na cidade de Petrolândia.
Plenária abriu as atividades na cidade de Petrolândia. - Vinícius Sobreira/Brasil de Fato

Nessa quinta-feira (7) a Caravana Popular em Defesa da Democracia chegou a sua quarta cidade: Petrolândia. O município de 35 mil habitantes fica na região do Itaparica, Sertão pernambucano. As atividades tiveram início às 8h, com uma plenária, seguida de oficinas temáticas. Após as atividades foram lançados cinco comitês temáticos da Frente Brasil Popular na região: os comitês de Educação, Juventude, Mulheres, Reforma Agrária e Trabalho. No turno da tarde houve um ato que caminhou pelo centro da cidade e foi encerrado em frente à prefeitura, denunciando os deputados federais da região que votaram pelo afastamento da presidenta Dilma Rousseff.

Durante as discussões nos grupos das oficinas foi discutido o cenário político nacional e a luta pela garantia de direitos para a população. No grupo temático das mulheres, a agricultora e advogada Mônica Caetano avaliou que existe o cenário político é de ameaça para as conquistas das mulheres. “Esse golpe é retrocesso e prejuízo de todos os ângulos. Estamos vendo a construção dos últimos anos, os avanços conquistados pelas mulheres, tudo desmoronando”. Avaliação parecida com a do grupo que compõe o Comitê de Juventude da região do Itaparica. O agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ibimirim, Jeferson Henrique, chamou a atenção para os desmontes na educação e no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “O cenário é de muitas ameaças à juventude e já estamos sentindo as conseqüências do golpe, com cortes nas bolsas de intercâmbio e possibilidade de fim das cotas, além da extinção do MDA, que já está gerando dificuldades no acesso ao PRONAF Jovem e a outros PRONAFs”.

Para o secretário do STR do município de Jatobá, Osivam Barbosa, os direitos trabalhistas estão em risco. “A direita brasileira sempre quis reduzir os direitos dos trabalhadores, usando o argumento de que o ‘custo Brasil’ é alto. E os políticos são empresários ou representam empresários, desejosos de tirar direitos dos trabalhadores, tanto dos ativos quanto dos inativos. Estamos apreensivos”. Sua avaliação é de que a população do semiárido brasileiro pode perder políticas públicas conquistadas no campo social. “Para a população do semiárido vejo um cenário de perdas no campo social. Com Lula e Dilma avançamos bastante nas tecnologias alternativas para o convívio com a seca, como as cisternas e formas de assistência social. Michel Temer vai alegar falta de verba, mas o que falta na verdade é vontade política. Vimos que os ruralistas, latifundiários, empresários do campo fizeram festa para ele em São Paulo. Ele vai priorizar o agronegócio”. Barbosa compõe o comitê temático de Trabalho na região.

A coordenadora da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (FETAPE) e da Frente Brasil Popular na região do Itaparica, Neuma Souza, se diz motivada com o fortalecimento da Frente dentro de Pernambuco. “O meu sentimento é de que os movimentos populares estão, de forma muito acertada, se unificando na estratégia de fortalecimento das bases, se reaproximando e apresentando com clareza os dois projetos de sociedade”.

A partir dos comitês os movimentos populares buscarão fortalecer ainda mais a narrativa do golpe junto às suas bases. A “conscientização” da necessidade de lutar foi colocada como o principal desafio desses coletivos. “A criação desse comitê abre uma janela bem ampla para dar voz às mulheres. É um avanço. Estamos organizadas e somando forças com outros segmentos para superarmos o nosso principal desafio: o de conscientizar a população”, opinou Mônica Caetano. A agricultora foi completada por Jeferson Henrique. “Queremos que a juventude perceba de que esse País é nosso e que só lutando teremos os direitos que queremos. E através dos comitês de Juventude da Frente vamos organizar toda a juventude, do Sertão ao litoral”.

A criação dos comitês de Mulheres e Juventude foi citada por Neuma como necessária para os objetivos da Frente. “Enquanto a burguesia se diz fortalecida nós estamos trabalhando junto à base, com formação política e de consciência de classe. Mas ainda precisamos interiorizar esses comitês, especialmente o de mulheres e juventude”. A superação desse desafio foi colocada como uma tarefa de todas e todos os envolvidos na luta por direitos. “A partir daqui nos tornamos multiplicadoras dessa oficina. Faremos formações na base, nas comunidades, assentamentos”, afirmou Caetano. Durante o dia participaram centenas de moradores dos municípios de Petrolândia, Floresta, Ibimirim, Itacuruba e Jatobá. Organizada pela Frente Brasil Popular, a Caravana teve início na segunda-feira (4), em Petrolina, e já passou pelos municípios de Ouricuri e Salgueiro, antes de chegar a Petrolândia.

Edição: ---