Frente Brasil Popular

Nas ruas, mil sertanejos pedem a volta de Dilma à Presidência

Ato integra o calendário da Caravana Popular em Defesa da Democracia.

Afogados da Ingazeira (PE) |
Ato em Afogados da Ingazeira reuniu agricultores e agricultoras da região do Pajeú.
Ato em Afogados da Ingazeira reuniu agricultores e agricultoras da região do Pajeú. - Vinícius Sobreira/Brasil de Fato

O município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, Pernambuco, viveu um sábado atípico. Ao som do baião, mil agricultoras e agricultores da região erguiam, no meio da feira, suas bandeiras e vozes contra o presidente interino Michel Temer (PMDB) e pedindo o retorno da presidenta Dilma Rousseff ao Governo Federal. Além da população afogadense, o ato reuniu moradores das cidades de Brejinho, Iguaraci, Itapetim, Quixába, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tuparetama. O ato é parte da Caravana Popular em Defesa da Democracia, que teve início na segunda-feira (4), em Petrolina, e segue por 12 municípios até chegar ao Recife, no dia 13.

O ato político-cultural teve início às 8h na Praça de Alimentação, com falas alternadas com muita música regional. O presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Veras, lembrou dos avanços conquistados pelas agricultoras e agricultores nos anos de gestão Lula e Dilma a frente da Presidência da República. “Quantas e quantos aqui já andaram quilômetros com latas na cabeça para não morrer de sede?! Mas hoje temos cisternas de placa, poços artesianos, a adutora do Pajeú”. Em seguida o líder sindical chamou a população da região a “fazer uma limpeza nos golpistas”, puxando vaias contra o senador Fernando Bezerra e contra os deputados Fernando Bezerra Filho e Gonzaga Patriota, todos do PSB e do Sertão pernambucano.

O ato saiu em caminhada até o Cineteatro São José, onde foi realizada uma plenária. Diante de uma plateia lotada, o secretário da Confederação Nacional dos Tabalhadores em Agricultura (CONTAG), Aristides Santos, provocou os movimentos e sindicatos a retomarem o porta a porta nos municípios, dialogando com a população sobre o golpe e denunciando os golpistas. “O povo afogadense precisa estar atento, porque o golpe não é só contra Dilma, mas contra os direitos dos trabalhadores. Eles querem aumentar os lucros e alimentar a ganância do capital, que é como um jacaré, que mesmo com o bucho cheio come tudo o que vê pela frente”.

No turno da tarde houve a formação de mais um Comitê da Frente Brasil Popular. O comitê regional do Pajeú reúne organizações com atuação em Afogados da Ingazeira e municípios próximos. Militante da Pastoral da Juventude Rural (PJR), Neidjane Santos, ressaltou a importância de disputar a narrativa do golpe e levar o povo às ruas. “Nesse cenário político, a criação deste comitê regional tem grande importância. É mais um instrumento na luta contra o golpe e na disputa das consciências das pessoas, que assistem à Globo diariamente. Tem gente que ainda não está entendendo o que está acontecendo. Temos uma missão difícil, mas vamos conseguir”.

Na madrugada deste sábado as ruas de Afogados foram pintadas com as frases “Fora Temer” e “PSB golpista”. A ação de “escracho” foi realizada pelo Comitê de Juventude da Frente Brasil Popular em Pernambuco.

Edição: ---