Capital

Russomano lidera corrida eleitoral em SP mas STF pode inviabilizar candidatura

Parlamentar está sendo julgado por peculato no Supremo e pode ter candidatura cassada

São Paulo |
Datafolha aponta Marta Suplicy em segundo lugar e Erundina como terceira. Haddad, atual prefeito, aparece em quarto.
Datafolha aponta Marta Suplicy em segundo lugar e Erundina como terceira. Haddad, atual prefeito, aparece em quarto. - Nelson Jr./ ASICS/TSE

O deputado federal Celso Russomano (PRB-SP) lidera a preferência dos eleitores na disputa eleitoral pela capital paulista. Há um mês do início da campanha, uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15) aponta o parlamentar com 25% das intenções de voto. Sua pretensão à prefeitura da capital paulista, no entanto, pode ser inviabilizada: processado na Justiça, caso seja condenado no Supremo Tribunal Federal (STF), sua candidatura será impugnada.

Logo após Russomano, estão três nomes que já ocuparam a prefeitura de São Paulo: Marta Suplicy (PMDB), com 16%; Luiza Erundina (PSOL), com 10%, e Fernando Haddad (PT), atual prefeito, com 8%. Todos os três foram prefeitos pelo Partido dos Trabalhadores.

A lista segue com João Doria (PSDB), Marcos Feliciano (PSC) e Andrea Matarazzo (PSD). Eles têm 6%,4% e 3%, respectivamente. Na pesquisa, brancos e nulos somam 19%. 4% não opinaram.

Justiça

Russomano foi condenado em fevereiro de 2014 por peculato, ou seja, desvio de dinheiro público. A pena foi estipulada em dois anos e dois meses de prisão, tendo sido convertida em serviços comunitários e pagamento de multa. O parlamentar é acusado de ter remunerado uma empregada de sua produtora de vídeo localizada em São Paulo, a Night and Day Produções, com dinheiro da Câmara dos Deputados.

Entre 1997 e 2001, Sandra de Jesus trabalhou na empresa, tendo sido paga, entretanto, com verbas do gabinete de Russomano. O parlamentar recorreu ao STF para rever a condenação, mas Rodrigo Janot, procurador-geral da República, se manifestou pela manutenção da punição.

Caso o Supremo decida de forma contrária ao candidato até agosto, Russomano estaria inelegível por oito anos, conforme o estabelecido na Lei da Ficha Limpa.

Russomano já se candidatou à prefeitura em 2012, quando também liderou as pesquisas eleitorais. Após propor, durante debate televisivo, que viagens mais longas no transporte público tivessem uma tarifa maior, não conseguiu chegar ao segundo turno.

Pesquisa

O levantamento do Datafolha ocorreu entre os dias 13 e 13 de julho e entrevistou 1.092 pessoas. A margem de erro é 3%, para mais ou para menos.

 



 

Edição: ---