Não pagou o pato

Maior devedor da União, diretor da Fiesp renuncia ao cargo

O empresário Laodse de Abreu acumula uma dívida de R$ 6,9 bilhões

São Paulo (SP) |
Montante equivale três anos do programa Ciências Sem Fronteiras
Montante equivale três anos do programa Ciências Sem Fronteiras - Lúcio Bernardo Júnior/Agência Câmara

Laodse de Abreu Duarte renunciou ao cargo de diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta quarta-feira (20). A decisãodois dias após a divulgação na imprensa de que que o empresário é o dono da maior dívida com a União, um montante de R$ 6,9 bilhões.

Continua após publicidade

Além dele, Luiz Lian e Luce Cleo, irmãos de Duarte estão no topo da lista de devedores com os cofres federais, cada um deles com dívidas superiores a 6,6 bilhões de reais. Grande parte do débito da família é relacionada a uma única dívida da empresa familiar Duagro. A empresa realizou operações de compra e venda de títulos internacionais sem pagamentos de tributos entre os anos de 1999 e 2002. Neste caso,  o Ministério Público alega fraude fiscal, relata uma matéria do jornal O Estado de S.Paulo.

O jornal também mostra que a dívida do ex-diretor da Fiesp, sozinha, é maior que a de 18 estados individualmente. Com o valor da dívida, por exemplo, seria possível financiar três anos do programa Ciência Sem Fronteiras, que conta com um orçamento de 2,1 bilhões de reais anualmente.

Ricos devem mais

O maior parte da dívida com o Estado brasileiro se concentra em uma pequena elite. 13,5 mil devedores possuem débitos maiores que 15 milhões de reais: o montante total desse segmento chega a 812 bilhões de reais em dívidas com os cofres públicos. O valor débito de empresas e pessoas físicas chega a 1 trilhão de reais.

Posição

Em nota pública, a Fiesp afirmou que Duarte esta contestando na justiça os valores atribuídos a ele, e afirmou que a organização “não faz pré-julgamentos sobre casos que estão na esfera judicial”. O empresário, que já condenado à prisão por crime contra a ordem tributária, mas recorreu da decisão, não se manifestou publicamente sobre a questão de sua dívida com a União.

Edição: Rafael Tatemoto

Edição: ---