Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

Debates

“Como mulheres rurais, temos uma busca por cidadania”, diz Atiliana Brunetto, do MST

Militante participou da mesa de debates sobre a violência contra a mulher do Festival Cultural da Reforma Agrária

22.jul.2016 às 14h18
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h36
Belo Horizonte (MG), do Mídia Ninja, em especial para o Brasil de Fato
Thanee Degasperi
Debate aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Debate aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Debate aconteceu nesta sexta-feira, 22, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

“Como mulheres rurais, temos uma busca por cidadania", pontuou Atiliana Brunetto, coordenadora da questão de gênero do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Atiliana participou, ao lado de Lucinéia Freitas, também do MST e Juliana Bavuzo das Brigadas Populares, da mesa de debates sobre a "Questão de Gênero: violência contra a mulher", realizada nesta sexta-feira, 22, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A mesa faz parte de uma série de paineis realizados nesta sexta, durante a programação do Festival Nacional de Artes e Cultura da Reforma Agrária, que acontece na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, de 20 a 24 de julho. Para Atiliana, a estrutura social, como um todo, deve ser transformada e isso também precisa acontecer dentro dos movimentos sociais. “Só vamos conseguir transformar a sociedade se nos transformarmos também, para deixarmos de viver nessa sociedade patriarcal, machista e racista”. 

A violência contra a mulher, além de física, pode vir de diferentes maneiras, como sexual, institucional, estrutural, estatal e psicológica, aponta Juliana, militante das Brigadas Populares. Ela lembra que “a violência é usada como forma de dominar uma pessoa, para mantê-la no padrão. Quem é que dita as normas? É quem tem o poder e usa a violência como forma de dominação”, completa. 

Para Juliana, que comemorou a iniciativa do Festival Nacional em realizar este debate e colocar em pauta a questão da violência contra a mulher e da igualdade de gênero, existe uma expectativa de que as mulheres sejam “seres plenos”. “Somos classificadas nas políticas, nos direitos de acordo com nosso contrato civil, que é o casamento. Somos incompletas para a sociedade se a gente não casar”, disse

“Somos vistas como propriedade, no casamento, que todas choramos quando o pai entrega a filha para o futuro marido, mas ela está sendo tratada como posse, passando o 'fardo’ do pai para o marido”, completa Lucinéia Freitas.

A abertura da mesa de debates foi marcada pela leitura da poesia “Sobreviva”, de Gustavo Garcia Palermo, militante do MST. O texto, que emocionou a todas e todos presentes, destaca em seus versos o destino imposto a muitas mulheres: 

“Aos 17 anos engravidei, me mantive puta, exposta, me mantive sozinha
Algum tempo depois me casei com o homem dos sonhos
Me mantive mãe, cuidadosa, me mantive proibida
Fui impedida de trabalhar fora, além de estudar
Me mantive dependente, dona de casa, escondida
E por fim, com esse meu marido, com essa vida
Me mantenho como quando nasci
Ensanguentada
mas respirando
Me mantenho viva
Me mantenho sobreviva”

Ao final do debate, os presentes na mesa de debate foram presenteados com uma bandana do MST,  que trazia esclarecimentos da vida da mulher camponesa e de como a mulher busca uma cidadania plena.

Edição: José Eduardo Bernardes

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

TRAGÉDIA CLIMÁTICA

Enchente no Texas: 27 meninas estão desaparecidas; número de mortos chega a 29

Sul Global

Declaração final do Conselho Popular do Brics defende taxação de super-ricos e nova governança mundial

Participação popular

Movimentos populares terão espaço inédito com líderes do Brics; ‘Momento histórico’, diz Stedile, que representa o Brasil

DECISÃO JUDICIAL

Justiça suspende resolução do governo de São Paulo sobre punição a professores temporários com mais de 5% de faltas

trégua no genocídio

Hamas segue sem resposta de Israel sobre cessar-fogo em Gaza; bombardeios mataram mais 35 palestinos neste sábado (5)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.