Internet

Empregadas domésticas usam internet para denunciar abuso de patrões

Criada no início desta semana, a página tem recebido dezenas de relatos diariamente pela hashtag #EuEmpregadaDomestica

São Paulo (SP) |
Minny Jackson, personagem interpretada por Octavia Spencer no filme " Histórias Cruzadas"
Minny Jackson, personagem interpretada por Octavia Spencer no filme " Histórias Cruzadas" - Reprodução

Em dois dias, a página Eu Empregada Doméstica já ultrapassou 60 mil curtidas no Facebook. Criada pela paulista Joyce Fernandes, de 31 anos, a campanha reúne denúncias das profissionais sobre abusos e humilhações cometidas por seus patrões.

Ex-empregada doméstica, ela inaugurou a série de denúncias com um relato pessoal de seu último emprego na área, em 2009: "Joyce, você foi contratada pra cozinhar pra minha família e não pra vc. Por favor, traga marmita e um par de talheres e se possível coma antes de nós na mesa da cozinha; Não é por nada tá filha, só pra gente manter a ordem da casa".

Os relatos viralizaram na rede e, através da hashtag #EuEmpregadaDoméstica, centenas de mulheres começaram a compartilhar suas experiências. Aos poucos, os textos estão sendo postados na página.

Confira alguns deles:

Também historiadora, Joyce é conhecida na cena rapper em Santos (SP) com o nome artístico Preta Rara. Em suas músicas, como a primeira em parceria com Negra Jack, "Falsa Abolição", ela canta sobre as dificuldades de ser negro e mulher negra no Brasil e sobre os recaldos na escravidão na sociedade.

Edição: Simone Freire

Edição: ---