Futebol

Salgueiro e América são esperança de Pernambuco nas Séries C e D

Carcará alimenta sonho de voltar à Segundona, enquanto Periquito tem trajeto complicado rumo à Terceirona.

Recife (PE) |
Mandando seus jogos no município do Paulista, tradicional América é o único remanescente do estado na Série D.
Mandando seus jogos no município do Paulista, tradicional América é o único remanescente do estado na Série D. - Blog do Mequinha

O ano era 1986. A Série B do Campeonato Brasileiro era disputada em grupos. O Central de Caruaru vence o Grupo F, consagra-se campeão da Segundona e tem acesso imediato – no mesmo ano – ao torneio principal, a Série A. No Grupo I a Patativa venceu Vitória e Flamengo, empatou com Grêmio, Goiás e Santa Cruz. Não passou ao mata-mata, mas 1986 ficou marcado na memória dos alvinegros caruaruenses.

O feito de chegar à divisão principal do Campeonato Brasileiro nunca foi repetido pelas equipes do interior pernambucano, mas anualmente os clubes locais buscam retornar à vitrine das principais divisões do futebol nacional.

A equipe do interior que melhor figura no Brasileirão é o Salgueiro. O clube sertanejo disputa pela 8ª vez a Série C do futebol nacional. Com o pior ataque do campeonato (6 gols), o Carcará faz campanha mediana e está na 6ª colocação. Para passar à segunda fase o clube precisa encerrar a 18ª rodada entre os quatro primeiros.

Profissionalizado em 2005, o Salgueiro jogou a Série C de 2008 a 2010, ano em que subiu à Série B. Em 2011 o clube não obteve autorização da CBF para atuar no seu estádio, sendo obrigado a sair do Sertão para jogar na cidade do Paulista, litoral do estado. O resultado foi o rebaixamento à Série C, divisão na qual atua desde então.

Na Série D 2016 três pernambucanos lutaram pelo acesso à Série C: Serra Talhada, Central e América. As equipes conquistaram a vaga através do Campeonato Pernambucano deste ano. Com 97 anos de estrada, o Central chegou perto de passar ao mata-mata, caiu. A Patativa esteve classificada até a última rodada, quando perdeu a vaga para o Parnahyba. O Serra Talhada teve pior sorte: perdeu as seis partidas e saiu do torneio com apenas um gol marcado.

Quem continua vivo é o tradicional América. Seis vezes campeão pernambucano entre 1918 e 1944, o Periquito de Casa Amarela tem mandado seus jogos no estádio Ademir Cunha, no Paulista. Os alviverdes voltaram a disputar um torneio nacional após mais de duas décadas no ostracismo. Na primeira fase o alviverde conseguiu a segunda colocação e enfrenta o Altos, do Piauí, no mata-mata.

O time piauiense é a “sensação” da primeira fase da Série D. No ataque do Altos, um velho conhecido da torcida pernambucana: Carlinhos Bala. Na primeira partida, no Paulista, o Mequinha foi batido por 2x1. Para continuar sonhando com a volta à Série C, divisão que não disputa desde 1990, o América precisa vencer por dois gols ou mais de diferença. O jogo decisivo acontece no domingo (31), no Piauí.

Edição: ---