Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Organização

Mulheres do Vale do Aço se reúnem em formação feminista

Participantes discutiram temas como patriarcado, identidade e sindicalismo

01.ago.2016 às 14h49
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h36
Belo Horizonte
Redação
O encontro foi a primeira experiência de formação exclusiva para mulheres realizada na região

O encontro foi a primeira experiência de formação exclusiva para mulheres realizada na região - O encontro foi a primeira experiência de formação exclusiva para mulheres realizada na região

Cerca de 35 mulheres de várias organizações e movimentos do Vale do Aço e Leste de Minas Gerais participaram, no dia 2 de julho, de uma formação feminista, denominado “Mulher e Resistência”, em Ipatinga. Organizada pelo Comitê Popular em Defesa da Democracia do Vale do Aço, as atividades começaram com uma mesa de debates que possibilitou que as participantes expusessem suas experiências de vida e a opressão que cada uma sofre no seu dia a dia.
Durante o encontro, que foi a primeira experiência de formação exclusiva para mulheres realizada na região, os homens cuidaram das crianças para que as mães pudessem estar na atividade.
Patriarcado
Andreia Roseno, militante da Consulta Popular e da Federação de Trabalhadores/as na Agricultura Familiar de Minas Gerais (FETRAF-MG), assessorou o debate sobre o patriarcado. Ela explica que patriarcado é uma forma de organização da sociedade, em que homens se apropriam do trabalho, do corpo e da sexualidade das mulheres, ou seja, possuem historicamente privilégios em relação às mulheres.
“Para nós o que interessa é como explicitar e denunciar a opressão contra as mulheres e como o patriarcado funciona na sociedade capitalista, assim como também o racismo, que imprime, sobretudo, na vida das mulheres negras, um rito de opressão, demarcando desde muito cedo o papel elas exercerão na sociedade”, explica.
Identidade
A diversidade sexual também foi um dos temas abordados na formação. Fernanda Coelho, do Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas do Vale do Aço (Coletivo Bil) falou sobre as identidades lésbica, bissexual e transexual (LBT). Segundo Fernanda, romper com a lógica heterossexual afronta diretamente o patriarcado, principalmente porque nega a ideia de que uma mulher necessita de um homem para satisfazê-la, seja do ponto de vista sexual, seja na perspectiva de concretização de seus projetos de vida.
“As identidades e vivências bissexuais, lésbicas e trans desestabilizam o patriarcado, de modo que cada identidade LBT, à sua maneira, desfaz, pouco a pouco, esta estrutura que oprime todas as mulheres”, comenta.
Sindicalismo
Feliciana Saldanha, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) e da regional Vale do Aço da Central Única dos Trabalhadores (CUT) apresentou alguns elementos que mostram a invisibilidade e a pouca presença da mulher no movimento sindical. Embora os dados do censo indiquem um certo equilíbrio entre o número de homens e mulheres na sociedade, esse equilíbrio não é percebido na ocupação dos postos de trabalho, na remuneração e muito menos na participação da mulher no movimento sindical.
Para a sindicalista, a luta por igualdade de direitos entre os gêneros precisa ser ampliada. Após anos de intensos debates, a paridade foi consolidada pelas mulheres trabalhadoras durante o 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT). “A aprovação da paridade foi um passo importante para a construção de políticas que alterem as condições de participação política e sindical das mulheres, mas para além da conquista da paridade, se faz necessário conquistar a igualdade nos  espaços de poder e de deliberação dos sindicatos, universo dominado predominantemente pelos homens”, conta Feliciana.

 

 

 

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

ENERGIA

Nova medida provisória tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

MORADIA

Moradores da ocupação Porto Príncipe fecham avenida em SP contra ordem de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.