Peça

Espetáculos revelam a diversidade cultural carioca durante Jogos Olímpicos

Mostra Comunidade em Ação busca dar voz, debater e mostrar as produções artísticas de jovens das comunidades cariocas 

Rio de Janeiro |
Cena da peça "Eles não usam tênis naique", encenada pela Cia. Marginal, coletivo que nasceu no Complexo da Maré
Cena da peça "Eles não usam tênis naique", encenada pela Cia. Marginal, coletivo que nasceu no Complexo da Maré - Renato Mangolin

Dar voz, debater e mostrar as produções artísticas de jovens das comunidades do Rio para cariocas e turistas durante os Jogos Olímpicos. Esse é o objetivo da Mostra Comunidade em Ação, que exibe no Galpão Gamboa, localizado na zona portuária da cidade, espetáculos teatrais com entrada gratuita.

Neste fim de semana, nos dias 13 e 14, será exibido o espetáculo “O que será de nós daqui a 4 anos?”, que conta a história de nove crianças residentes em um abrigo à espera de uma família adotiva.

Em seguida, nos dias 20 e 21, o funk conduz a história e a coreografia como recorte das cenas “No passinho dos Tabajaras”. Para finalizar, o último fim de semana de agosto traz a peça “Cidade Correria”, inspirada em imagens, filmes, histórias de vida e contos literários de uma cidade inventada.
 
Os repertórios são apresentados aos sábados e domingos até o dia 28 de agosto, sempre às 19 horas. Aos domingos, as peças têm tradução simultânea em Libras.

O primeiro fim de semana levou para o público o espetáculo “Eles não usam tênis naique”, da Companhia Marginal e foi, segundo o idealizador do projeto, Breno Motta, um “sucesso”. "É a oportunidade para quem veio para os Jogos, conhecer de fato a cultura carioca", opinou.
 
De acordo com Breno, o projeto revela a diversidade do cenário cultural carioca, com produções estreladas por jovens artistas de diferentes localidades do Rio, incluindo Cidade de Deus, Vidigal, Complexo da Maré e Vila Cruzeiro.
 


 

Edição: ---