Protestos

Mesmo após proibição, frentes mantêm ato político na Avenida Paulista no domingo (4)

Após anúncio da Secretaria de Segurança Pública, movimentos populares alteram horário de manifestação

São Paulo (SP) |
Em São Paulo, protestos terminaram em repressão por quatro dias consecutivos
Em São Paulo, protestos terminaram em repressão por quatro dias consecutivos - José Eduardo Bernardes/ Brasil de Fato

As frentes Brasil Popular e Povo sem Medo – articulações de movimentos populares, entidades sindicais e organizações estudantis e juventude –decidiram manter o protesto conjunto "Ocupe a Paulista Contra o Golpe! Fora Temer!" em São Paulo (SP) neste domingo (4).

A decisão dos dois coletivos ocorre após a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estadual ter anunciado que não permitiria a realização do ato na Avenida Paulista.

O horário e o local de concentração foram alterados. "Não vamos abrir mão do nosso direito à manifestação", disse Natália Szermeta, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), que compõe a Frente Povo Sem Medo. Antes convocada para às 14h, a concentração ocorrerá a partir das 15h no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

A SSP justificou sua vedação por conta da passagem da tocha paraolímpica pela via no mesmo horário que a manifestação havia sido originalmente marcada. "Compreendemos a passagem da tocha paraolímpica e a intenção da manifestação não é brigar com isso. Por isso, alteramos o horário e local da manifestação. É público que ela está marcada para terminar de passar às 14h07", disse a coordenadora. "Temos consciência e responsabilidade que este é o momento de mostrar forte mobilização de rua que consiga pautar nosso desgosto com relação ao golpista [Michel] Temer", completou.

O órgão informou ainda não ter sido comunicado oficialmente sobre os protestos e que "será evitado o fechamento das vias importantes" a fim de preservar "garantir a ordem pública".

Thiago Pará, da coordenação do Levante Popular da Juventude, afirmou que o movimento também manterá a convocação de uma manifestação na data. Além de protestar contra o golpe, o coletivo pretende denunciar a violência policial contra a militante Deborah Fabri, que ficou cega após ser atingida por estilhaços de bomba nesta quarta-feira (31).

Segundo Pará, os movimentos receberam o anúncio da secretaria como um recado de repressão e tentativa de intimidação. "A nota vem em um esforço arquitetado pelo governo do estado e pelo governo golpista de tentar inibir as pessoas de irem ao ato. Mas a nossa impressão é que eles terão uma grande surpresa. As mobilizações e adesões nas redes sociais só têm crescido", notou.

A convocação feita pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular já reúne mais de 16 mil confirmados e 21 mil interessados no evento no Facebook.

Natália afirmou que foi encaminhado uma solicitação por e-mail e seria feito um ofício, como exigido pelo governo estadual. No entanto, os movimentos criticaram a postura da pasta em nota: “Não entendemos que caiba à Secretaria de Segurança ou à Polícia "permitir" ou não uma manifestação popular. A Constituição nos assegura este direito”.

O Luta pela Democracia, por sua vez, agendou o ato Ocupe a Paulista - O Levante em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Por Facebook, o coletivo afirmou à reportagem que "a princípio, a ideia é ir mesmo assim".

Desde a segunda-feira (29), atos contra o impeachment e o governo Temer (PMDB) tem sido realizados na capital paulista. Em todas as ocasiões, ocorreu repressão por parte da Polícia Militar.

Confira na íntegra o posicionamento dos movimentos:

NOTA SOBRE A MANIFESTAÇÃO DE DOMINGO:

MOBILIZAÇÃO MANTIDA NA AVENIDA PAULISTA!

A Secretaria de Segurança Publica de São Paulo emitiu nota afirmando que "não permitirá" a mobilização agendada para o próximo domingo pelas Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, alegando que o ato coincidirá com a passagem da tocha paraolímpica na Avenida Paulista.

Em primeiro lugar, não entendemos que caiba à Secretaria de Segurança ou à Polícia "permitir" ou não uma manifestação popular. A Constituição nos assegura este direito. De toda forma, não é de nosso interesse prejudicar a passagem da tocha paraolímpica. Por essa razão, buscamos a informação exata do horário de passagem da tocha na Avenida Paulista, que será das 13:00 as 14:10.

Neste sentido, visando garantir tanto a passagem da tocha quanto a manifestação programada, passaremos o horário da concentração para as 15:00 horas. Esta é uma decisão razoável que busca conciliar os dois eventos e evitar conflitos. Informaremos ainda hoje a alteração para a SSP.

Portanto, a manifestação de domingo ESTÁ MANTIDA na Avenida Paulista, agora as 15:00 horas. Não pretendemos qualquer conflito e esperamos que a PM tenha o equilíbrio necessário para lidar com o evento, garantindo a liberdade de manifestação. Reiteramos que não iremos impedir nem prejudicar a passagem da tocha paraolímpica.

Ainda buscando uma solução que não seja o enfrentamento com a PM estamos alterando a concentração para a frente do MASP.

Esperamos que a SSP se manifeste neste sentido. A manifestação está confirmada e já conta com mais de 30 mil pessoas confirmadas pelas redes sociais.

Todos e todas as 15h na Av. Paulista, concentração em frente ao MASP.

Fora Temer!

O povo deve decidir!

FRENTE POVO SEM MEDO

FRENTE BRASIL POPULAR

Edição: ---