Cinema

Documentário sobre feminismo negro será lançado na próxima segunda (12), em São Paulo

Filme, que reúne depoimentos de nove mulheres negras, estreia na Galeria Olido no início da semana que vem

São Paulo (SP) |
O documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara, Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves
O documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara, Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves - Reprodução

No documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo, nove vozes femininas negras são apresentadas e a pauta é feminismo negro. Em seus depoimentos, cada mulher fala da sua experiência de vida sob a perspectiva de raça, gênero e classe. O lançamento acontece nesta segunda-feira (12), às 19h, na Galeria Olido, centro de São Paulo.

Dirigido pela feminista negra Day Rodrigues em parceria com Lucas Ogasawara, o documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara, Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.

O documentário debate as particularidades do feminismo negro e sua importância. “Há narrativas e projetos de mundos. O feminismo negro é uma grande potência teórica para as pesquisadoras negras, pela via acadêmica e por outras construções, em outros espaços, e isso pode ser percebido nas falas das entrevistadas”, conta Day Rodrigues.

Trajetória

Day Rodrigues, que é produtora cultural e escritora, tem Licenciatura em Filosofia, e Especialização em Gestão Cultural, pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Já produziu e escreveu o documentário Ouro Verde: a Roda de Samba do Marapé e o curta-metragem Ponto Final (baseado em seu conto-poético Decupagem).

Serviço

Mulheres Negras: Projeto de Mundo - O Filme (25 min.)
Dia: 12 de setembro, às 19h
Local: Galeria Olido - Avenida São João, 473
Entrada gratuita

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---