ARTIGO

Nossa Rebeldia é o Povo no Poder!

A ousadia e a rebeldia da juventude trabalhadora organizada têm capacidade para impulsionar o salto de superação que dar

Recife |
"Compreendendo que os desafios da juventude são grandes e que a luta exigirá de nós cada vez mais ousadia e rebeldia"
"Compreendendo que os desafios da juventude são grandes e que a luta exigirá de nós cada vez mais ousadia e rebeldia" - Arquivo

Nas últimas semanas, acompanhamos o desfecho do golpe parlamentar que se instaurou no Brasil. O Senado federal deixou evidente, com seus 61 votos a favor do golpe, para quem eles governam. As 54 milhões de pessoas que elegeram legitimamente uma chefe de Estado foram sumariamente ignoradas e a nossa jovem democracia foi brutalmente enterrada.
Em meio à perda de direitos que já vinham se anunciando nos últimos 200 dias e outras perdas que estão em vias de se concretizar devido à consolidação do golpe, o governo já nos feriu com o estabelecimento do teto para gastos públicos para os próximos 20 anos. Isso afetará principalmente as áreas da saúde e da educação juntamente ao fechamento de vagas para o Pronatec, o FIES e o Prouni, afora a possível aprovação do Projeto de Lei do senador José Serra (PSDB) que pretende retirar da Petrobras o controle sobre o Pré-sal e ameaça diretamente os recursos para a educação pública. Esses são alguns dos problemas que a população, em especial a juventude, irá enfrentar nos próximos anos.
Compreendendo que os desafios da juventude são grandes e que a luta exigirá de nós cada vez mais ousadia e rebeldia, é que o Levante Popular da Juventude ousou, de 05 a 09/09, lotar o estádio do Mineirinho em Belo Horizonte com 7 mil jovens em seu terceiro Acampamento Nacional para debater política e os rumos que queremos para o nosso País.
Com o lema “Nossa rebeldia é o povo no poder” foi que esses milhares de jovens de todo o Brasil se desafiaram, em meio à crise mundial e a um golpe de estado, construir um encontro de tamanha grandeza que apontou a construção de um Programa Popular para a Juventude como extremamente necessário para intensificar e qualificar o diálogo com outros jovens e pautar as lutas por direitos de maneira organizada, assim como, retomar a bandeira da Constituinte para recompor as conquistas democráticas, fruto da histórica luta dos trabalhadores e trabalhadoras e que neste momento estão eminentemente ameaçadas.
Temos consciência de que os obstáculos colocados para nós nesse momento são ainda maiores, mas a ousadia e a rebeldia da juventude trabalhadora organizada têm capacidade para impulsionar o salto de superação que daremos contra o retrocesso e contra o golpe, o que colocará enfim, o povo no poder.

Edição: ---