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ELEIÇÕES

Ampliação do metrô de Belo Horizonte, prometida em 2012, ainda não tem previsão

CBTU diz enfrentar falta de verbas para custear operações

12.set.2016 às 18h36
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h36
Belo Horizonte
Wallace Oliveira
Apenas 4,4% da população da Região Metropolitana de BH usa o metrô por dia

Apenas 4,4% da população da Região Metropolitana de BH usa o metrô por dia - Apenas 4,4% da população da Região Metropolitana de BH usa o metrô por dia

O metrô de Belo Horizonte completou 30 anos, mas acessá-lo ainda é um privilégio. A população da região metropolitana ultrapassa os 5 milhões, mas a única linha disponível, com 28 km, 19 estações e 35 trens, atende, em média, a 220 mil pessoas por dia. De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), somente 27% dos belo-horizontinos gastam 15 minutos ou menos em caminhada até a estação mais próxima do metrô ou Move. À imensa maioria, resta pegar ônibus caro, demorado e desconfortável, por vezes enfrentando congestionamento. 
Em período eleitoral, as promessas voltam à cena. Em 2012, por exemplo, técnicos começaram a perfurar o solo entre as ruas Carijós e Espirito Santo, na Praça Sete. A operação foi divulgada pelos principais jornais da cidade como uma sondagem para se construir nova linha do metrô, ligando a Lagoinha à Savassi. Na época, adversários do então candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), acusaram-no de encenar a obra para obter votos. 
Em 2013, a prefeitura enviou à Câmara um programa de metas e resultados, no qual previa a entrega de nova linha em 2017. No mesmo ano, a presidenta Dilma (PT) anunciou R$ 60 milhões em projetos do metrô. O governo de Minas, então comandado por Antonio Anastasia (PSDB), afirmou ter assinado um contrato com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,8 milhões, para a contratação de estudos sobre a viabilidade das obras. Em 2014, o Ministério das Cidades devolveu um projeto de ampliação do metrô apresentado pelo governo de Minas, acusando documentação incompleta. 
Atualmente, a construção das linhas Barreiro/Nova Suíça e Savassi/Lagoinha não tem previsão para começar. “Até o final do ano passado, fizemos diversas audiências na Assembleia Legislativa, mas a verba prometida não veio. O problema é que, além da falta de vontade política, também existe a influência das empresas de ônibus, que não consideram lucrativo ampliar. Os políticos que dizem representar o Barreiro vinham sendo financiados por empresas do transporte rodoviário”, denuncia Reginaldo Silva, da Assembleia Popular do Barreiro. 
O que tem precisa melhorar
A única linha que liga a região do Eldorado (Contagem) a Venda Nova (BH) enfrenta dificuldades para continuar funcionando. Além da falta de investimentos nos últimos anos, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – empresa federal que gere o metrô – enfrenta problemas no custeio de suas operações na capital mineira, com redução de 
R$ 39 milhões nas verbas. Em julho, durante alguns dias, as viagens foram reduzidas em 20%.

 

Editado por: Redação
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