Coluna

Vidigal: Nós do Morro completa 30 anos

Imagem de perfil do Colunistaesd
Nós do Morro comemora 30 anos com festival no mês de setembro
Nós do Morro comemora 30 anos com festival no mês de setembro - Divulgação
Parabéns a todos que fizeram do Nós do Morro uma grande referência em arte

Há 30 anos, um cara chamado Guti Fraga teve a iniciativa de fazer uma agitação cultural no Morro do Vidigal. Tudo deu tão certo, que ele conseguiu juntar um verdadeiro exército de jovens, adultos e criança em prol do teatro. Eu fui um deles.

Em 1993 cheguei ao  Nós do Morro e pude acompanhar de perto o trabalho daquelas pessoas. Naquela época, eles ocupavam o pátio do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, e ali faziam um pequeno show de auditório chamado Show das Sete.

Fui parar no Vidigal através de uma festa de rua aonde fui cantar com o meu irmão. Guti estava lá e nos convidou para participar do Show das Sete. Ele foi a primeira pessoa que me convidou e me tratou como um artista. E assim como eu, tantos foram identificados e descobertos dessa maneira.

Em 1997, Guti nos faz mais um convite. Dessa vez para musicar um espetáculo chamado “Abalou um Musical Funk”. Esse espetáculo, junto com “Machadeando” e “É Proibido Brincar” foram as primeiras peças do Nós do Morro a descer para asfalto. Tenho um imenso orgulho de ter participado disso.

Quase 20 anos depois da estreia do Abalou, recebemos um novo convite para remontar o espetáculo, e claro, aceitamos na hora. Tal remontagem é parte das comemorações dos 30 anos do Nós do Morro, que vai fazer muita gente entrar em um imenso túnel do tempo cultural. Sobre a estreia do Abalou, eu aviso mais pra frente por aqui. Parabéns a todos aqueles que construíram e fizeram do Grupo de Teatro Nós do Morro tudo o que ele é: uma grande referência em arte.

Edição: ---