Rio de Janeiro

LITERATURA

Pitacos Culturais: Chimamanda, uma escritora nigeriana que você deve conhecer

Se você gosta de ler e se informar sobre outros países e culturas, vale a pena conhecer Chimamanda Adichie

Rio de Janeiro (RJ) |
Escritora nigeriana Chimamanda Adichie é autora do romance Americanah
Escritora nigeriana Chimamanda Adichie é autora do romance Americanah - Divulgação

Na última semana, reli o romance Americanah, da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, lançado no Brasil em 2014. Pelo livro, acompanhamos os dramas da personagem Ifemelu, uma nigeriana que, após morar 13 anos nos Estados Unidos, resolve voltar para seu país e recomeçar sua história.

Um aspecto interessante do livro é que ele intercala, à história que está sendo contada, as postagens da protagonista em um blog. Pela internet, ela vai divulgando seus comentários, suas opiniões e suas críticas aos hábitos dos estadunidenses. Além de tudo, essa é uma bonita história de amor. O livro assusta pelo tamanho, mas o drama é tão envolvente e a linguagem tão simples e direta que a gente termina rapidinho.

Para quem não conhece a autora, sugiro que vá no youtube e procure uma palestra chamada “O perigo da história única”. Em 18 minutos, Chimamanda conta, de maneira divertida, dos preconceitos que enfrentou por ser de um país africano. Ela também revela que desde pequena gostou de ler, e disse como foi importante conhecer escritores de seu país para saber que os personagens podiam ser como ela.

Edição: ---