Vitória

Rússia: Partido de Putin vence eleições parlamentares com 54% dos votos

O presidente russo também conta com 80% de aprovação popular

Rio de Janeiro (RJ) |
A foice e o martelo, ícones máximos da União Soviética, sob a bandeira pan-eslava, símbolo da Rússia independente, simbolizam o sincretismo político de Putin.
A foice e o martelo, ícones máximos da União Soviética, sob a bandeira pan-eslava, símbolo da Rússia independente, simbolizam o sincretismo político de Putin. - Wikipedia

O Partido Comunista e o Partido Liberal Democrata, ficaram, respectivamente, com a segunda e terceira colocação, com 14% dos assentos no Parlamento cada um.

O único partido dos chamados “opositores duros” a conseguir assentos no Parlamento foi o Just Rússia, com 5% dos votos. Na Rússia há cláusula de barreira para os partidos, isso significa que para ter representação no Congresso as coligações precisam alcançar, no mínimo, 5% dos votos totais.

Esse resultado representa para Putin uma vitória sobre a oposição. O partido de oposição ao governo, os ultraconservadores Yabloko tiveram uma votação mínima e nenhum parlamentar eleito.

Nas últimas eleições, em 2011, o partido de Putin obteve 50% dos votos, o que representa um crescimento de 4% nas eleições deste ano. Com esse resultado, o presidente russo também conta com 80% de aprovação popular.

Edição: Simone Freire

Edição: ---