Economia

Contrarreformas do governo estimulam debates sobre auditoria da dívida pública

Movimentos buscam maior transparência e distribuição orçamentária mais justa, que priorize os interesses coletivos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Um dos debates realizados pela Auditoria Cidadã da Dívida neste ano
Um dos debates realizados pela Auditoria Cidadã da Dívida neste ano - Reprodução/Facebook/Auditoria Cidadã da Dívida

Motivo de especulação por parte de atores políticos e econômicos, a dívida pública está no centro das preocupações de diversos grupos sociais que lutam pela transparência nas contas públicas e por uma distribuição orçamentária mais justa, que priorize os interesses coletivos. 

Continua após publicidade

O estoque, segundo os cálculos feitos pelo Banco Central, fechou o ano de 2015 com um montante de R$ 3,9 trilhões no endividamento interno e de U$ 545 bilhões no externo. Com juros e amortizações que consomem 42% dos recursos do país, a dívida, que nunca passou por uma auditoria, é apontada por diversos especialistas como uma estratégia para institucionalizar práticas de corrupção.

Continua após publicidade

“Teoricamente, ela deveria ser um instrumento para complementar o financiamento do Estado, assim como ocorre na nossa vida pessoal, quando a gente recorre a uma dívida pra financiar uma casa, um apartamento, etc. Todos os entes federados podem ter dívidas públicas interna e externa. Mas o fato é que, desde a década de 70, quando houve uma explosão da dívida, a gente vem percebendo que não existe contrapartida”, afirma a auditora fiscal aposentada Maria Lucia Fattorelli, que coordena a Auditoria Cidadã da Dívida. 

Continua após publicidade

A organização, que não tem fins lucrativos, conta com o engajamento de diversos atores e entidades da sociedade civil organizada que lutam pela auditoria da dívida pública brasileira. 

Orçamento 

Continua após publicidade

Para se ter uma ideia da política de distribuição de recursos no país, em 2015, a execução orçamentária para os demais gastos além da dívida corresponderam principalmente à Previdência Social (22,9%), à transferência a estados e municípios (9%), à saúde (4%); à educação (4%); ao trabalho (3%), e a outras despesas com menor representatividade. 


Fonte: Auditoria Cidadã da Dívida

“Não tem como não relacionar isso ao financiamento das políticas sociais, inclusive na área da saúde. A gente vive num discurso de sucateamento do SUS [Sistema Único de Saúde], de que não tem dinheiro, que tem que fazer mais com menos, pautado na ideia de gestão de eficiência, mas esse é um discurso construído a partir de um prisma específico. O financiamento da saúde hoje é o que é porque muito dinheiro é canalizado para o pagamento de uma dívida que ninguém nem sabe de onde surge”, disse o servidor público Rodrigo Costa, que atua no Ministério da Saúde e é membro da “Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular”, lançada no mês passado. 

Transparência 

O aspecto mais criticado pelos diversos movimentos que pedem uma auditoria é a falta de transparência nas operações que resultam no montante estampado nos dados oficiais. 

 “Nós não sabemos sequer quem são os credores, porque aqui no Brasil isso é considerado dado sigiloso, o que é um verdadeiro absurdo, além de ser inconstitucional, porque a Constituição Federal exige que todo gasto público tenha transparência. (...) É um direito da sociedade, mas os órgãos de controle também nunca cumpriram esse papel”, critica Maria Lucia Fatorelli. 

Ainda segundo ela, a situação brasileira tem destaque mundial. “Nós pagamos os maiores juros do mundo, e o custo dessa dívida é, disparadamente, o maior do planeta”, ressalta. 

Essa configuração faz com que a compra de títulos da dívida brasileira seja também a aplicação mais rentável do planeta. “Enquanto isso, o povo paga a conta, porque são retiradas verbas das áreas de saúde, educação, segurança, assistência, transporte, enfim, tudo que o cidadão precisa”, completa a auditora. 

Parlamento 

A dívida pública também se comunica com diversas iniciativas legislativas que atualmente tramitam no Congresso. Entre elas, têm destaque a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que objetiva a estabilização dos gastos sociais num horizonte de 20 anos.  

“Essa PEC congela os gastos nas áreas sociais, mas, ao mesmo tempo, libera os gastos com a dívida pública, ou seja, estão transferido dinheiro da área social para a dívida, no intuito de beneficiar os grandes investidores que lucram com ela”, explica Rodrigo Ávila, assessor econômico do PSOL na Câmara Federal e membro da Frente.

Outro destaque legislativo é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 204/2016, que permite aos entes da Federação a cessão de direitos creditórios provenientes de créditos tributários e não tributários a pessoas jurídicas de direito privado. O PLS garante recursos para “empresas estatais não dependentes”.  

Essa engenharia financeira difícil de decifrar seria, na prática, uma tentativa de legalizar esquemas fraudulentos relacionados à dívida, segundo opositores da proposta. “Na verdade, o que esse PLS faz é permitir a criação de dívidas ilegítimas”, diz Ávila. A projeção é de que a medida resultaria em sérios prejuízos para o país.  

“Ao mesmo tempo em que estamos privatizando empresas estratégicas e lucrativas para o país, vem esse PLS para criar empresas estatais dependentes que possam operar esse esquema e lucrar com a dívida”, compara Fatorelli. 

Ela destaca ainda que a iniciativa foi a mesma que levou a Grécia à bancarrota. “É algo que vai nos levar à barbárie, porque é um rombo sem tamanho”, critica a auditora, que, entre outras coisas, foi uma das especialistas contratadas para atuar na auditoria das dívidas públicas da Grécia e do Equador.  

Em 2009, por exemplo, a Câmara instaurou a CPI da Dívida Pública, que, entre outras coisas, apontou o crescimento desproporcional das dívidas de estados e municípios com a União, mas a comissão encerrou os trabalhos em maio de 2010 em meio a um impasse e sem auditar estados e municípios. 

“A CPI foi importante porque permitiu a obtenção de vários documentos, mas, ao mesmo tempo, provou que, de fato, não existe transparência sobre a dívida, e nós seguimos atualmente nesse cenário”, finaliza Ávila.  

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---