Eleições municipais

Militantes do PSOL são agredidos no Centro de Curitiba

Agressor chegou a jogar álcool em um dos militantes e também sobre a mesa onde estavam materiais de campanha

Curitiba |
Partido classifica o agressor como fascista e interpreta o caso como uma demonstração do grau de perseguição e criminalização à esquerda, que deve preocupar todos os setores progressistas da sociedade
Partido classifica o agressor como fascista e interpreta o caso como uma demonstração do grau de perseguição e criminalização à esquerda, que deve preocupar todos os setores progressistas da sociedade - PSOL Curitiba

Três integrantes do PSOL faziam panfletagem na tarde desta quarta-feira (28), na Praça Tiradentes, Centro de Curitiba-PR, quando foram agredidos por um homem. A situação ocorreu por volta das 16h40, quando o agressor disparou xingamentos contra os militantes. Minutos depois o homem retornou ao local com uma garrafa de álcool e um isqueiro. O agressor chegou a jogar o líquido em um dos militantes e também sobre a mesa onde estavam os materiais de campanha, mas foi impedido de atear fogo e fugiu do local. O partido registrou boletim de ocorrência.

 

Em nota, o partido classifica o agressor como fascista e interpreta o caso como uma demonstração do grau de perseguição e criminalização à esquerda, que deve preocupar todos os setores progressistas da sociedade: "Atentar contra a vida de alguém ou destruir nossos materiais, impressos à duras penas, é uma violência que recusamos naturalizar".

 

Confira a nota na íntegra:

 

Fascista tenta atear fogo em militante e materiais do PSOL

Três militantes do PSOL estavam panfletando os materiais das campanhas do PSOL na Praça Tiradentes (Curitiba-PR), na tarde de hoje. Por volta das 16:40h um senhor passou pela mesa de materiais gritando e agredindo verbalmente nossos camaradas, que não reagiram e seguiram a atividade. Minutos depois o fascista retornou ao local com uma garrafa de álcool com a tampa cortada, embalada em sacola plástica. Encharcou os materiais da mesa e o militante que estava sentado. Ao tentar atear fogo, foi impedido com um tapa na mão e então fugiu correndo.

A direita fascista tem tomado as ruas para perseguir e achincalhar todos as/os militantes, movimentos sociais e partidos de esquerda que ousam resistir à barbárie que se tornou nossas vidas, por conta do capitalismo. Eles têm trânsito livre pelos corredores das casas legislativas e espaços de poder, estampam diversos veículos dos meios de comunicação e se referenciam com orgulho no que há de pior da história política brasileira - passada e atual - como os algozes da Ditadura Civil-Militar e seus representantes como a Família Bolsonaro, ou com os fundamentalistas religiosos como Feliciano e Malafaia.

O ataque que o PSOL sofreu neste dia 28 é inaceitável. Atentar contra a vida de alguém ou destruir nossos materiais, impressos à duras penas, é uma violência que recusamos naturalizar. A demonstração do grau de perseguição e criminalização à esquerda e seus signos, às nossas bandeiras, aos nossos partidos e movimentos deve preocupar a todos nós, setores progressistas da sociedade.

Ao tentar nos incendiar, este fascista reaponta a necessidade de inflamarmos a luta contra o conservadorismo e a direita. Nossa tarefa é dar uma virada histórica para a “República de Curitiba”, avançar na resistência contra o ajuste fiscal, os cortes e retirada de direitos e este governo golpista.

Convocamos nossa militância a ocupar cada canto de Curitiba, com a força das ideias contra a ideia da força. Nós vamos derrotar a direita fascista nas urnas e nas ruas.

Curitiba, 28 de setembro de 2016
PSOL Curitiba

Edição: ---