Corrupção

Justiça Federal de Curitiba intima Eduardo Cunha na Operação Lava Jato

Deputado cassado terá dez dias para se manifestar sobre acusação relacionada a contas secretas na Suíça

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Cunha será julgado em primeira instância, já que, quando teve seu mandato cassado, também perdeu foro privilegiado
Cunha será julgado em primeira instância, já que, quando teve seu mandato cassado, também perdeu foro privilegiado - José Cruz /Agência Brasil

A Justiça Federal em Curitiba emitiu, nesta segunda-feira (17), uma intimação ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alvo de ação penal da Operação Lava Jato. O pedido foi feito pelo juiz federal Sérgio Moro, que aceitou ação contra o peemedebista na última quinta-feira (13). A partir disso, Cunha terá até dez dias para apresentar defesa.

O ex-deputado é acusado de lavagem de dinheiro oriundo de corrupção e sonegação fiscal através da manutenção de contas não declaradas na Suíça. Em sua decisão, Sérgio Moro prevê prazo máximo de trinta dias para a execução da intimação.

Confira a versão em áudio da nota (para baixar o arquivo, clique na seta à esquerda do botão compartilhar):

O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal, com cassação aprovada por 450 votos a 10 em sessão na Câmara dos Deputados.

Junto com o cargo, ele perdeu também o foro privilegiado, que lhe garantiria a possibilidade de ser julgado apenas pelo STF.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---