Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Resistência

Cine Olinda permanece ocupado com a reivindicação de um cinema popular

Fechado há mais de 50 anos, em 20 dias de ocupação já foram exibidos mais de 50 filmes com público de cerca de duas mil

21.out.2016 às 18h37
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h37
Recife
Elen Carvalho
"O Cine Olinda é todo nosso e está ocupado, de portas abertas, para realizarmos esses sonhos", afirma carta do #OcupeCineOlinda.

"O Cine Olinda é todo nosso e está ocupado, de portas abertas, para realizarmos esses sonhos", afirma carta do #OcupeCineOlinda. - "O Cine Olinda é todo nosso e está ocupado, de portas abertas, para realizarmos esses sonhos", afirma carta do #OcupeCineOlinda.

Pouco mais de 20 dias de ocupação e mais de 50 filmes exibidos. Mais de duas mil pessoas passaram por lá nesse tempo. O cenário é bem diferente do que até então se fazia no Cine Olinda, que há mais de 50 anos estava fechado, a espera de ação por parte do poder púbico. O movimento #OcupeCineOlinda, junto com o #CineRuaPe e o Ponto de Cultura Cinema de Animação realizaram um grande ato na noite da sexta (30.09), que resultou na ocupação do cinema de rua. A principal reivindicação é que a reforma seja concluída e que o cinema popular volte ao pleno funcionamento.

Alysson Souza, integrante do #OcupeCine Olinda, está no prédio desde o dia 08.10 e quase todos os dias tem dormido no espaço. Ele explica o objetivo do movimento: “aqui na cidade existem prédios públicos que estão constantemente em reforma. O Cine Olinda é de 1911 e tem muita gente que não sabe da existência dele. As pessoas ficam surpresas quando falamos do cinema para elas nas ruas e ônibus. Lutamos para que esse equipamento cultural seja de fato um cinema popular. Queremos que ele seja reavivado”.

Olinda estava sem cinema há 36 anos, quando o Cinema Duarte Coelho foi fechado. Diante desse contexto, André Dib, jornalista, pesquisador e membro do movimento #CineRuaPE, observa: “principalmente por ter acontecido em uma cidade-patrimônio com forte tradição artística e total carência de espaços culturais, a ocupação do Cine Olinda é uma ação legítima e poderosa, cuja energia pode ser utilizada a favor de um retorno sustentável e imediato desta sala histórica. Além de ser a primeira ocupação de um cinema de rua em Pernambuco, nos últimos dias ela vem oferecendo sessões diárias em uma cidade sem cinema há 36 anos”.

“Nós estamos melhorando e não invadindo. Colocamos as indicações das saídas e iluminamos o cinema por dentro, enquanto ocupantes. Mas o poder público precisa terminar essa reforma que já dura décadas. É preciso colocar os equipamentos de segurança, concluir os banheiros, colocar um bom equipamento de projeção e som e contratar profissionais”, reforça Alysson.

As tarefas de manutenção, oficinas, plenárias e a própria exibição de filmes tem sido divididas entre as pessoas que estão no local.

Nos domingos à tarde acontecem as plenárias, nas quais a programação da semana seguinte é decidida. “Todo mundo que quiser propor alguma atividade pode preencher um formulário na internet ou chegar aqui para preencher o impresso. Chamamos todas as pessoas também para somar nas outras atividades e ajudarem com doações de mantimentos. Nesse, momento, estamos precisando bastante dessas doações”, explica Alysson.

Em carta pública, assinada por diversos movimentos, coletivos e grupos, o #OcupeCineOlinda afirma: “diante da ineficiência do Estado, o poder da autonomia e da autogestão consegue gerar espaços incríveis: de sonho, de união, arte, cinema e de direitos a todas as pessoas. O Cine Olinda é todo nosso e está ocupado, de portas abertas, para realizarmos esses sonhos. Nossa luta é anticapitalista acima de tudo, e assim entendemos que o embate é pela defesa e manutenção dos espaços públicos, geridos democraticamente de forma participativa, em face à histórica presença dos interesses privados nas instituições governamentais”.

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Rodovia e pedágios

‘Nova Raposo é um projeto incompatível com o século 21’, critica ambientalista

GENOCÍDIO

Israel mata 120 palestinos que buscavam ajuda e total de mortes em Gaza chega a 55 mil

EXTREMA DIREITA

Em visita a Israel, Javier Milei anuncia mudança da embaixada argentina no país de Tel Aviv para Jerusalém

TEATRO

Clássico do suspense, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ volta aos palcos do Recife

ATMOSFERA DE CRISE

EUA vivem nova ‘caça às bruxas’ com perseguição de imigrantes, diz internacionalista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.