Primavera Secundarista

MEC altera data de Enem para 191 mil candidatos alocados em escolas ocupadas

Mais de 300 locais de provas estão ocupados em protestos contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 55, a antiga PEC 241

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Alunos ocupam Colégio de Brasília em ato contra a reforma do ensino médio
Alunos ocupam Colégio de Brasília em ato contra a reforma do ensino médio - Wilson Dias/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (1) que adiará a prova do Exame Nacional de Educação (Enem) para 191.494 mil candidatos em todo o país por causa das ocupações de escolas que seriam locais de aplicação do exame. A prova destes alunos foi remarcada para os dias 3 e 4 dezembro.

Continua após publicidade

Ao todo, 304 locais de prova estão ocupados há mais de um mês em protesto contra a Medida Provisória 746, que prevê a reforma do ensino médio, e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, a antiga PEC 241, que define um teto para os gastos do governo com saúde e educação.

Para os demais inscritos, o exame será realizado normalmente neste final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro.

O MEC afirmou ainda que nenhum estudante que fará a prova posteriormente será prejudicado e que a nota da nova prova será publicada em tempo hábil para utilização dos resultados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso nas universidades federais, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade Para Todos (Prouni).

"Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do exame", completou a nota da assessoria do ministério.

Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação nos sites e redes sociais MEC e do Inep.

No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que adiaria a prova do Enem caso os estudantes não se retirassem das instituições até esta segunda-feira (31). Os estudantes reagiram, afirmando que esta seria uma forma de "punição" e "retaliação", com objetivo de pôr fim antecipado às ocupações.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---