MST

Políticos, artistas e ativistas gravam vídeos em solidariedade ao MST

No último sábado o movimento realizou um ato na ENFF contra a sua criminalização pela polícia

São Paulo (SP) |
Ato em apoio ao MST, realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes no último sábado (5)
Ato em apoio ao MST, realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes no último sábado (5) - Pablo Vergara

Diversos políticos, artistas e ativistas de diferentes partes do mundo têm gravado vídeos nos últimos dias em apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que na última sexta-feira (4) foi vítima de uma criminalização truculenta pela Polícia Civil.

A Operação "Castra" prendeu lideranças do MST sem mandato judicial no Paraná e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, interior paulista, foi invadida por policiais que atiraram com munição letal e ameaçaram de morte os integrantes do Movimento e os funcionários da escola.

No sábado (5), a ENFF foi tomada por um ato em solidariedade ao MST que reuniu cerca de 1000 pessoas, de 36 nacionalidades diferentes, entre elas o ex-presidente Lula, o Vereador Eduardo Suplicy, o Deputado Federal Ivan Valente (PSOL-SP), o Senador Lindbergh Farias, além de representantes de movimentos populares, organizações estudantis e sindicatos.

Entre as personalidades que gravaram seu apoio ao MST em vídeo estão a cartunista Laerte, o ator Wagner Moura, o cantor e compositor Lirinha, a atriz Bete Mendes e o ator Gilberto Miranda.

Wagner Moura registrou seu repúdio aos ataques contra o MST destacando que "se ainda havia dúvidas do Estado de exceção e policialesco em que vivemos, a invasão da Escola Florestan Fernandes pela polícia é uma demonstração de truculência típica de regimes de exceção". Já Laerte, que visitou a ENFF logo após o ato, afirmou que apoia o Movimento "com todas as forças".

Políticos como a Senadora Lídice da Mata (PSB-Bahia), os Deputados Estaduais Edegar Pretto (PT-RS) e Rogério Correia (PT-MG), e o Vereador de Campinas Pedro Tourinho (PT), também demonstraram solidariedade ao MST em vídeo, bem como movimentos populares internacionais, como o Movimento Pátria Grande da Argentina, o Movimento dos Trabalhadores Excluídos da Argentina, através de seu dirigente Juan Grabois, e organizações da Noruega.

 

Confira os vídeos em apoio ao MST:

 

Cibele Vieira - Coordenadora do Sindipetro

Ator Gilberto Miranda

Laerte

Atriz Bete Mendes

Senadora Lídice da Mata

Movimento Pátria Grande da Argentina

Advogado Wadih Damous

Organizações Norueguesas

Deputado Estadual Edegar Pretto (PT-RS)

Rogério Correia - Deputado Estadual (PT-MG)

Vereador de Campinas Pedro Tourinho (PT)

Lirinha

Ator Wagner Moura

Juan Grabois - Dirigente do Movimentos dos Trabalhadores Excluídos Da Argentina e membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz do Vaticano

 

Edição: ---