Paraná

Curitiba

Vila Nossa Senhora da Luz completa 50 anos

Primeiro conjunto habitacional do Paraná ainda tem problemas de estrutura

Curitiba (PR) |
Atrás da escola Albert Schweitzer, um centro cultural está em ruínas, bem como a quadra de basquete da escola há mais de dez anos sem uso, atual depósito de lixo, que incomoda os moradores
Atrás da escola Albert Schweitzer, um centro cultural está em ruínas, bem como a quadra de basquete da escola há mais de dez anos sem uso, atual depósito de lixo, que incomoda os moradores - Pedro Carrano

Na recordação da funcionária pública aposentada Nair Nascimento, 79, as famílias se mudaram para a vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais para fugir do aluguel e trabalhar nas fábricas da região.

Na vila, ela trabalhou na escola Monteiro Lobato. “Fui das primeiras a trabalhar aqui, e [os equipamentos públicos] foram melhorando um pouco”, conta.

No dia 13 de novembro de 1966 era inaugurado o primeiro conjunto habitacional do Paraná. Criado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), o propósito divulgado era suprir o déficit habitacional que se iniciava em Curitiba. De início, recebeu 2,1 mil casas.

50 anos depois

Hoje a vila dispõe de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um terminal de ônibus, três escolas municipais, e iluminação pública, incluindo doze praças. Porém, atrás da escola Albert Schweitzer, um centro cultural está em ruínas, bem como a quadra de basquete da escola há mais de dez anos sem uso, atual depósito de lixo, que incomoda os moradores.

Para a reportagem, a Prefeitura justifica apenas em relação ao centro cultural, cuja obra foi abandonada pela construtora. A previsão é de que até novembro as alterações sejam feitas e a obra reprogramada pela Caixa, com nova licitação e um custo a mais.

Edição: ---