SAMBA

Fatos curiosos da história | 100 anos de samba

Curiosidades sobre um dos principais patrimônios imateriais do Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Hilária Batista de Almeida, Tia Ciata ou Ciata da Oxum era Mãe de Santo, e é considerada uma das figuras mais importantes no surgimento do Samba.
Hilária Batista de Almeida, Tia Ciata ou Ciata da Oxum era Mãe de Santo, e é considerada uma das figuras mais importantes no surgimento do Samba. - Reprodução

Nesta sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 comemoram-se os 100 anos do samba. Hoje falaremos sobre algumas curiosidades de uma das principais expressões culturais do Brasil.

Continua após publicidade

Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido comoDonga, participava das rodas de música na casa da lendária Tia Ciata. Junto com o jornalista Mauro de Almeida, criou e registrou na Biblioteca Nacional Pelo telephone, a primeira música oficialmente registrada como samba.

A música foi gravada em 2 de dezembro de 1916, marcando a data de comemoração da samba.

Existem várias versões sobre a origem do nome “samba”. Uma delas aponta a origem no quimbundo, um dos idiomas de Angola, no qual samba viria de "semba", que significa “umbigada”, uma dança religiosa que levava este nome pelo jeito em que era dançada.

Segundo outra versão, a palavra é do umbumdo (outra língua angolana), que significaria “estar animado” ou “estar excitado”.

O primeiro registro da palavra “samba” no Brasil, foi em 1838, na revista pernambucana O Carapuceiro.

Confira o programa Fatos curiosos da História, da Radioagência Brasil de Fato (para baixar o arquivo, clique na seta à esquerda do botão compartilhar):

Qual a diferença entre samba e pagode? Samba é o gênero musical. As festas e reuniões onde se tocava samba e outros gêneros populares, eram chamadas de pagode.

Em 1928, surgiu a primeira escola de samba do Brasil, a Deixa Falar, criada no bairro carioca do Estácio, pelo sambista Ismael Silva. Era realmente uma escola onde se ensinava a tocar instrumentos e a dançar, sem nunca ter desfilado. Na Deixa Falar foram inventados o surdo e a cuíca.

Onde hoje é o Memorial da América Latina, em São Paulo, antes era o Largo da Banana, um dos berços do samba paulistano, onde cantava sambistas como Geraldo Filme. Na mesma região, foi fundado o primeiro cordão paulistano, o Grupo Carnavalesco Barra Funda.

Entre compositores e sambistas, o samba que não é feito para o carnaval é chamado, de "samba de meio de ano". Nas escolas de samba, era conhecido como samba de terreiro e samba de quadra.

Em 2005, a Unesco decretou o samba de roda como Patrimônio da Humanidade.

------

Fatos Curiosos da História

Locução: Simone Freire

Produção: Mauro Ramos

Sonosplatia: Jorge Mayer

Edição: ---