Abastecimento

Moradores de bairros de Belém passaram o domingo sem água

Segundo a Companhia de Saneamento do Pará, um problema elétrico na subestação do Utinga, causou a falha na distribuição

Brasil de Fato | Belém (PA) |
Bairros de Belém ficaram sem fornecimento de água entre domingo e segunda-feira
Bairros de Belém ficaram sem fornecimento de água entre domingo e segunda-feira - Reprodução/EBC

Vários bairros de Belém ficaram sem abastecimento de água desde o último domingo (4) e o serviço só foi retomado nesta segunda-feira (5). Segundo a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) um problema elétrico na subestação do Utinga, em Belém, capital do Pará, foi detectado após a suspensão de energia da concessionária Celpa, o que paralisou o abastecimento. 

Continua após publicidade

Moradores dos bairros da Campina, Cidade Velha, Reduto, Batista Campos, Jurunas, Umarizal, Nazaré, São Brás, Fátima, Canudos e Terra Firme ficaram com a pressão da água reduzida. Já os bairros do Souza, Marco e Curió Utinga apresentaram falta total de água.

Até o momento, apenas seis denúncias sobre o serviço de abastecimento de água foram informadas na promotoria do Ministério Público Estadual do Pará (MPPA) que só poderá agir mediante formalização. As denúncias foram feitas pelos moradores dos bairros de Canudos, Conjunto Paraíso Verde, Bairro Castanheira, Conjunto Ariri Bolonha e Paraíso dos Pássaros.

Em agosto deste ano, o promotor de Justiça do Consumidor, Marco Aurélio do Nascimento, o presidente da Cosanpa e representantes de moradores de bairros da região metropolitana, que haviam formalizado denúncia junto ao MPPA, se reuniram para tratar das reclamações sobre o serviço prestado pela companhia em alguns bairros da capital. 

Em nota, a Cosanpa declarou que tem realizado investimentos em vários municípios do estado, com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. Na capital está previsto para iniciar, na primeira metade de 2017, a troca de mais de 80 Km de rede de distribuição de água nos bairros centrais da capital além da ampliação da estação do Bolonha.

A companhia ainda explica que existem diversos motivos que ocasionam a falha no abastecimento de água entre eles “a grande quantidade de tentativas de furtos de água, problemas com bombas (há trocas e manutenções constantes) e vazamentos que fazem parte da rotina de qualquer empresa de saneamento”. 

Edição: José Eduardo Bernardes

 

 

Edição: ---