Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

Direitos

Tribunal ordena consulta prévia aos indígenas sobre instalação da usina Teles Pires

Justiça já havia ordenado a consulta em 1ª instância, mas os donos da usina utilizaram recurso de suspensão de segurança

05.dez.2016 às 18h37
Updated On 01.fev.2020 às 18h37
São Paulo (SP)
Redação
Encontro dos povos indígenas Kayabi, Apiaká, Munduruku e Rikbatsa para discussão das hidrelétricas em abril de 2015

Encontro dos povos indígenas Kayabi, Apiaká, Munduruku e Rikbatsa para discussão das hidrelétricas em abril de 2015 - Encontro dos povos indígenas Kayabi, Apiaká, Munduruku e Rikbatsa para discussão das hidrelétricas em abril de 2015

Na última quarta-feira (30), a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ordenou, por unanimidade, a realização de consulta prévia, livre e informada com os povos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká, que são atingidos pela obra da usina hidrelétrica de Teles Pires. A obra está localizada no rio homônimo, afluente do rio Tapajós, situado na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso.

Na sentença decidida em primeira instância, a justiça já havia ordenado a consulta prévia dos povos indígenas, mas o governo e os donos da usina haviam recorrido da decisão. Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público Federal, a consulta deve ser feita no modelo previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O MPF afirmou que, no julgamento, os desembargadores também consideraram inválida a licença de instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para a construção da usina. "A Usina Teles Pires, conforme previsto pelos estudiosos, impactou gravemente a vida dos indígenas", diz a nota do ministério.

A procuradora regional da República Eliana Torelly mencionou a "diminuição das espécies de peixes, a contaminação da água do rio, o desmatamento e a pressão sobre os recursos naturais" como consequências da obra.

Já o desembargador Antonio Souza Prudente, durante seu voto, falou sobre a destruição da Cachoeira das Sete Quedas, local considerado sagrado para os indígenas Munduruku, além da necessidade de cumprir a legislação e respeitar os direitos garantidos pela Constituição Brasileira.

Segundo o MPF, a decisão não vai entrar em vigor imediatamente, devido ao recurso da suspensão de segurança que interrompe o efeito de qualquer decisão judicial enquanto não ocorrer o trânsito em julgado do processo.

A resistência dos povos Kayabi, Munduruku e Apiaká no local já dura anos. O plano do governo federal é a construção de quatro usinas (Sinop, Colíder, Teles Pires e São Manoel), que se juntarão ao complexo de hidrelétricas planejadas para os rios Tapajós e Jamanxim, a oeste do Pará, formando um fornecimento de energia para o sudeste e centro-oeste.

As etnias já lançaram diversos manifestos denunciando os impactos das usinas, reafirmando sua união e exigindo o cumprimento da consulta sobre os projetos hidrelétricos em curso. Segundo o procurador Felício Pontes, um dos subscritores da ação em defesa dos povos indígenas, eles "sofrem com doenças que não tinham, tudo em razão de uma decisão política de suspensão de segurança, um instituto que vem da ditadura militar e que não deveria existir em um país democrático".

Edição: José Eduardo Bernardes

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIREITOS

STJ autoriza uso de gênero neutro em registro civil em decisão inédita

RISCO AMBIENTAL

População e ambientalistas denunciam risco de volta da mineração no parque do Rola-Moça (MG)

2º Guerra Mundial

Em Moscou, presidente cubano diz que ‘o povo russo salvou a humanidade’ do nazismo

ARTES CÊNICAS

Guaíba recebe o 4º Encontro de Cultura Popular e Teatro Popular até domingo (11)

Reconstrução justa

Seminário debate crise climática e aponta ações para reparação aos atingidos das enchentes do RS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.