Curitiba

Municipais e sem-teto cobram publicação de decretos assinados por prefeita

Há expectativa dos movimentos sindical e de moradia de que os três decretos sejam publicados hoje

Curitiba |
Para dirigentes, medidas são legítimas e não oneram o município
Para dirigentes, medidas são legítimas e não oneram o município - Joka Madruga

Na tarde desta terça-feira (6), a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT), reafirmou a necessidade de publicação dos decretos que descontam dias paralisados dos funcionários municipais, desapropriam áreas para interesse de moradia e homenageiam o advogado trabalhista Edésio Passos.

Continua após publicidade

Há expectativa nos movimentos sindical e de moradia de que os três decretos sejam publicados nesta quarta-feira (7), ainda que o prefeito Gustavo Fruet possa vir a derrubá-los.

A medida, assinada por Mirian Gonçalves na condição de prefeita, na ausência do prefeito Gustavo Fruet (PDT), foi impedida pelo secretário de governo, Ricardo Mac Donald, que se recusou a publicar os três decretos. O atrapalho de Mac Donald causou uma crise e um impasse na gestão.

Para dirigentes, medidas são legítimas e não oneram o município

Nenhuma das medidas gera impacto imediato às finanças desta ou ao início da próxima gestão. Seria, na avaliação dos municipais, um gesto de abertura com a pauta dos trabalhadores, mesmo em final de gestão.

Na avaliação de Irene Rodrigues, coordenadora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), seria "uma oportunidade de a gestão honrar a palavra com os servidores, porque Fruet garantiu em mesa que ninguém seria prejudicado no Plano de Carreira, mas enquanto se mantiverem as faltas em ficha funcional, o plano fica comprometido. As pessoas lutaram por isso, têm direito a esta medida”, comenta.

No caso da moradia, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Paulo Bearzoti Filho explica que a medida indica que a área é de interesse social e tranquiliza as 1.300 famílias locais de que não irão sofrer despejo forçado. 

Edição: ---