Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

Educação

Reforma do Ensino Médio avança no Congresso Nacional

Deputados aprovam texto-base de Medida Provisória e devem analisar alterações até a próxima terça-feira (13)

08.dez.2016 às 18h45
São Paulo (SP)
Rute Pina
Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante o anúncio da MP em setembro deste ano

Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante o anúncio da MP em setembro deste ano - Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante o anúncio da MP em setembro deste ano

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), o texto principal da Medida Provisória (MP) 746/16, que reestrutura o ensino médio. Os pedidos de emendas e alterações do texto serão analisados na próxima terça-feira (13).

Deputados de partidos de oposição tentaram impedir a votação, mas o texto passou no plenário com 263 votos favoráveis, 106 contrários e 3 abstenções. Enviada pelo presidente Michel Temer (PMDB) ao Congresso Nacional em setembro, a medida aumenta a carga horária e flexibiliza a grade curricular dos estudantes.

Heleno Araújo, secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), afirma que a reforma é imposta e que as discussões no Plenário não estão dialogando com as representações docentes e estudantis nem com a sociedade civil.

Por isso, a deliberação das organizações que compõem Comitê Nacional de Lutas em Defesa da Educação Pública, do qual a CNTE participa, é de rejeição ao texto. "Vamos manter essa posição. Não há como alterar. Emendas só vão piorar o que já está ruim", disse.

A expectativa dos movimentos é de barrar a MP. Na próxima terça, as entidades devem se reunir para avaliar e acompanhar a votação, e propor um calendário de mobilizações contra a medida. Mas, caso a medida seja aprovada no Congresso Nacional, as organizações pretendem iniciar uma campanha para que os estados não façam a adesão ao programa de fomento estabelecido pelo texto.  

Proposta

A MP eleva carga horária das atuais 800 para mil horas anuais nos próximos cinco anos. Um dos pontos mais polêmicos, no entanto, é a flexibilização do currículo dos estudantes, cuja etapa de ensino preenchido pela Base Nacional Comum passará a ser de 60% do total. As disciplinas da grade restantes serão escolhidas pelo estudante, que optará entre as áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica e profissional.

O relatório da Comissão Mista, formada por deputados e senadores, decidiu pela volta obrigatoriedade das disciplinas de artes e educação física, mas ainda exclui a filosofia e a sociologia. O texto também prevê que o governo federal ajude estados com recursos para o ensino integral pelo período de dez anos.

Contradição

Araújo afirma que a medida vai na contramão da Constituição Federal e do Plano Nacional de Educação (PNE), lei sancionada em 2014 que estabelece metas e estratégias para melhorar a qualidade da educação até 2024.

Segundo ele, o texto contraria a perspectiva construída pela Conferência Nacional de Educação de 2010 e de 2014, que estabelece a garantia da escola em tempo integral com a formação completa destes estudantes.

"Pelas mudanças feitas pelo relator, o tempo integral também é destinado à educação à distância para poder resolver o problema de infraestrutura que as escolas têm, para que elas possam aderir ao fomento", adiciona o dirigente.

Os deputados favoráveis à proposta argumentam que a queda de qualidade do ensino médio obriga uma mudança metodológica. A pontuação do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) caiu nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. No ranking mundial, o País ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª em matemática.

No entanto, para o líder do PSOL, o deputado Ivan Valente (SP), a proposta tem um viés elitista do ensino público ao focar em educação profissionalizante e que a realidade da educação brasileira é de escassez de recursos. “Falar em reforma do ensino médio massacrando professores com a reforma da Previdência e a PEC dos Gastos [Proposta de Emenda Constitucional 55] é uma mentira”, disse ele.

A PEC 55, que estabelece novo regime fiscal e limita gastos em saúde e educação por 20 anos, pode inviabilizar o cumprimento das metas de melhoria previstas no PNE. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação calcula que o plano demande R$ 25 bilhões por ano. O PNE estabelece a expansão de investimentos em infraestruturas e criação de novas vagas na rede pública.

"Queremos pensar uma proposta diferente que o MEC impôs. Vamos trabalhar efetivamente para construir um projeto político pedagógico que pense, para o ensino médio, uma educação emancipadora, voltada às questões humanas, éticas e voltadas ao desenvolvimento sustentável do país", pontuou Araújo.

* Com informações da Agência Câmara de Deputados

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.