Coluna

Da moeda à Previdência, Brasil segue em marcha ré

Imagem de perfil do Colunistaesd
Leonardo Quintão (PMDB-MG) é o relator da medida provisória
Leonardo Quintão (PMDB-MG) é o relator da medida provisória - Antonio Cruz / Agência Brasil
Essa violência contra a Casa de Moeda faz parte de todo um contexto

A cada dia que passa o Brasil anda para trás. Um exemplo dessa barbaridade que se acentua com o governo ilegítimo e usurpador de Michel Temer é a Casa da Moeda, que existe há 322 anos.

Por iniciativa do governo golpista, a Câmara dos Deputados aprovou esta semana uma medida provisória que autoriza o Banco Central (BC) a comprar no exterior papel-moeda e moeda metálica de fornecedores estrangeiros para abastecer a circulação de dinheiro no país. Tem mais, em situações de emergência, a compra poderá ser feita sem licitação.

O relator da MP-745, Leonardo Quintão (PMDB-MG), levou mais de 35 minutos para ler o seu parecer e voto, que poderia ser apresentado em 10 minutos ou menos. Quintão demonstrou que a língua portuguesa não é o seu forte.

Qualquer desavisado que assistisse a leitura do relator pensaria que Quintão é um analfabeto funcional, mas não é a intenção neste artigo de submeter Quintão a um teste nos moldes feitos ao deputado Tiririca.

Depois da aprovação pela Câmara dos Deputados - uma Casa Legislativa cuja maioria dos integrantes faz o que o governo golpista quer - o texto da violência contra a Casa da Moeda seguiu para o Senado. Mas o fato é tratado de forma a evitar que os brasileiros tomem conhecimento de mais uma investida contra a nação, o que representa de fato a Medida Provisória que dispõe, vale repetir, que em situações de emergência a compra no exterior pode ser feita sem licitação, o que, convenhamos, é uma temeridade.

Essa violência contra a Casa de Moeda faz parte de todo um contexto em que o governo ilegítimo está levando o Brasil a se transformar numa colônia de baixa categoria.

A informação que circula sobre o fato é quase nenhuma. O governo golpista pretende com isso que a MP, que agora seguiu para o Senado, se torne definitiva. É o jogo (sujo) que o governo está implantando no país, na prática um prolongamento de outras medidas lesa pátria, como, por exemplo, a entrega do petróleo do pré-sal para empresas estrangeiras, como sempre advogou o atual ministro José Serra.

Mas à medida que atinge a Casa da Moeda repete com maior força o que foi feito no governo Fernando Henrique Cardoso, em 1994, quando da adoção do Plano Real a nova moeda foi impressa no exterior.

Agora, sob a justificativa pouco convincente segundo a qual a Casa da Moeda não deverá conseguir atender à demanda programada de fabricação de cédulas e moedas no exercício financeiro, parte-se para o trabalho de impressão no exterior, liquidando-se na prática com uma instituição que funciona há 322 anos.

Outra barbaridade

As barbaridades que estão sendo cometidas ultimamente não se resumem à Casa da Moeda. O relator da reforma da Previdência, na Comissão de Constituição de Justiça, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), em poucas horas, menos de 48, deu parecer favorável ao projeto apresentado pelo governo golpista, que se for aprovado atingirá em cheio os setores mais pobres da sociedade brasileira.

Aliás, já se comenta que de tão absurdo é o projeto da reforma da Previdência que pode ser sido colocado em prática pelo governo o tal esquema “bode na sala”, ou seja, de tão absurdo pode estar sujeito a modificações e dar oportunidade a parlamentares como o tal Paulinho da Força Sindical aparecer como contrário a certos pontos.
Mas tudo que está acontecendo é uma demonstração do desprezo do governo golpista para com os trabalhadores. A mídia conservadora justifica diariamente a “necessidade da reforma”, em mais uma lavagem cerebral para fazer a cabeça de incautos.

Não se fala de como é feita a contagem do orçamento da Previdência, cujos fundos em anos passados foram desviados para serem manejados pelo governo para promover obras e não foram repostos.

A mídia conservadora prefere ignorar totalmente o quanto empresários devem ao INSS e também que a ditadura logo em seu início acabou com antigos e bem sucedidos Institutos de Aposentadorias, como dos Bancários (IAPB), Comerciários (IAPC) e outros como o IAPETEC (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas) etc, superavitários.

Tudo isso aconteceu, mas não se fala sobre, optando a mídia conservadora em martelar diariamente que a Previdência é deficitária e chefões do governo golpista, como o Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para não falar de o próprio presidente golpista Temer chantagearem com afirmações segundo as quais se a reforma não for feita chegará o momento que o Estado brasileiro não terá condições de pagar os proventos dos aposentados.

O governo golpista prefere fazer o jogo do capital financeiro em detrimento da maioria da população brasileira. Mas isso também é tabu para a mídia conservadora.

Justiça de olho em poderoso Ministro golpista

Eliseu Padilha, que alguns, como Ciro Gomes, o chamam de Eliseu Quadrilha, é agora acusado de ocupar irregularmente uma área em Palmares do Sul (RS). O ministro se defende alegando ter direito à propriedade por usucapião, ou seja, quando a aquisição ocorre pela posse prolongada da terra, e não pela compra. Mas a família Perdomini, que acusa Padilha, garante que comprou as terras no início dos anos 70, tendo uma matrícula registrada em cartório atestando a posse e a permanência na área. Padilha contesta. Resta saber qual será a decisão da Justiça.

Tem mais: Padilha e seus seis sócios, segundo se noticia nos jornais, tiveram confiscadas 1.900 cabeças de gado no Estado do Mato Grosso. A ação policial nesse sentido foi feita porque Padilha e seus seis sócios são acusados de promoverem degradação ambiental. O poderoso ministro do governo Temer e seus sócios estão recorrendo na Justiça.

Já há quem diga que Eliseu Padilha poderá ter o mesmo destino de Geddel Vieira Lima, atualmente fora de circulação em Salvador.

Edição: ---