POLUIÇÃO

Má qualidade do ar se espalha e mata mundo afora

Cerca de 1 milhão de pessoas morrem anualmente na China devido às más condições atmosféricas, segundo a OMS

Rede Brasil Atual |
Poluição do ar nas grandes cidades chinesas se agrava no outono. Fenômeno decorrente da atividade humana
Poluição do ar nas grandes cidades chinesas se agrava no outono. Fenômeno decorrente da atividade humana - Greg Baker

Recentemente houve protestos em Pequim contra a má qualidade do ar, devido ao "smog" (smoke + fog, em inglês) que, nestes dias finais de outono, com suas inversões térmicas, se abateu sobre a cidade.

Os manifestantes começaram a colocar máscaras nos narizes das estátuas da cidade. A polícia começou a caçá-los. Deteve usuários de máscaras, interrogou jornalistas que as usavam…

Paralelamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados assustadores: cerca de 1 milhão de pessoas morrem anualmente na China, devido às más condições atmosféricas.

Mas acontece que na China tudo é muito grande, com seu bilhão e 300 milhões (pelo menos) de habitantes.

O relatório da OMS revelou dados mais assustadores ainda.

Os piores índices de óbitos devido às más condições atmosféricas estão… aqui na Europa, sobretudo na antiga Europa do Leste.

O pior índice é o da Ucrânia, em que 120 pessoas, para cada 100 mil habitantes, morrem devido a males derivados da poluição, por ano. Em segundo lugar vem a Bulgária, com 118. Depois a Bielo-Rússia, entre a Polônia e a Rússia, com 100. Em quarto, empatadas, a Armênia e a Bósnia-Herzegovina, com 92, e a seguir vem a Geórgia, com 90 e a Hungria, com 82.

A razão (?) chinesa é de 76 mortos por 100 mil habitantes. Alta, mas longe de ser a campeã. Aqui na Alemanha é de 33.

A brasileira não é tão má: 13. Assim mesmo, se levarmos em conta que nosso país tem mais de 200 milhões de habitantes, isto significa que 26 mil compatriotas morrem anualmente devido a más condições atmosféricas.

Mas podemos esperar que o nosso índice cresça. Além do ar estar se tornando irrespirável em muitas cidades brasileiras devido ao gás lacrimogênio lançado pelas PMs para reprimir os manifestantes contrários à PEC do Fim do Mundo, a 55, o congelamento dos investimentos em saúde, educação, em áreas sociais como habitação, transporte, proteção a crianças, adolescentes e idosos, além de no controle à poluição, desmatamento etc., certamente fará o percentual subir.

Mais uma vez o mundo se curvará ante o Brasil, e este ante sua "élite" burra, conservadora, provinciana e anacrônica. Sem falar em Wall Street, Washington etc.

Edição: ---