Internacional

Sindicato de metalúrgicos da África do Sul realiza seu 10º Congresso

Em contexto de crise econômica e política, entidade aponta tarefas e desafios em um contexto de disputa

Brasil de Fato | África do Sul |
10º Congresso Nacional do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul (Numsa), o maior sindicato no país
10º Congresso Nacional do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul (Numsa), o maior sindicato no país - Camalita Naicker

O Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul (Numsa), que agrega mais de 350 mil trabalhadores, está realizando seu 10º Congresso Nacional nesta semana, de 12 a 16 de dezembro. Este é o maior do país e um dos maiores da categoria no continente africano.

O evento ocorre apenas dois anos depois de o sindicato ter sido expulso do Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos (Cotasu). No Congresso Nacional Especial de 2013, eles tinham tomado a decisão de não mais apoiar o partido da Congresso Nacional Africano (ANC), liderado por Jacob Zuma.

Além disso, o contexto é de crescente desigualdade, insegurança financeira e submissão a um governo autoritário que, no momento, está imerso em corrupção -- ou, como os sul-africanos gostam de chamar, "capturado" por uma família indiana chamada "os Guptas", que foram responsáveis tanto pela grande quantidade de turbulências políticas e econômicas no país desde a sua chegada, quanto pelo monopólio branco do capital.

Embora agora muitos acusem o Numsa de apoiar Jacob Zuma para a presidência, o secretário-geral do sindicato, Irvin Jim, sempre diz: "Não temos vergonha de ter votado em Zuma. Pensamos, na época, que ele lideraria a aliança de esquerda entre o Partido Comunista Sul-Africano (SACP), o Cotasu e a ANC, para um futuro melhor e começaria a implementar a Carta da Liberdade e a Revolução Democrática Nacional. No entanto, até 2012, ficou claro que tínhamos falhado”.

O Numsa sempre foi honesto consigo mesmo e com o público sul-africano sobre sua posição política em todos os momentos, e essa decisão histórica de romper com a aliança levou à sua expulsão, devido ao compromisso com os princípios da Constituição do Cosato bem como com um programa socialista de ação.

Nove sindicatos seguiram o exemplo quando ele foi expulso, e todos são agora parte da Nova Federação de Numsa, um nome temporário dado à estrutura que está em seu processo de criação e que deve dar início a uma federação sindical alternativa na África do Sul, que será lançada no próximo ano.

Tarefa do Congresso

O Congresso, na linha da constituição do Numsa, é o órgão de decisão mais importante do sindicato. Também é um espaço eletivo onde as regiões indicam seus candidatos para cada cargo. Em caso de contestação, os 1,3 mil delegados eleitos podem votar para eleger os portadores do Escritório Nacional do sindicato, para carregar o mandato dos trabalhadores nos próximos quatro anos.

Todos os portadores do Escritório Nacional mantiveram suas posições: o presidente, Andrew Chirwa; o primeiro vice-presidente, Basil Cele; o tesoureiro, Mphumzi Maqungo; o secretário-geral, Irvin Jim; e o secretário-geral adjunto, Karl Kloete. A posição de segundo vice-presidente está sendo contestada e será votada. Os resultados serão divulgados amanhã.

A outra tarefa principal do Congresso é debater e resolver os pontos-chave do relatório do secretariado do Secretário-Geral. As resoluções destes debates alcançaram um processo de consenso democrático, constituindo a base para o programa de ação ao longo dos próximos quatro anos. O relatório do secretariado é dividido em cinco seções: internacional, político, sócio-econômico, organizacional e financeiro. Talvez o de interesse principal para a maioria seja o seu relatório político e organizacional.

No seu Congresso Nacional Especial de 2013, antes da sua expulsão do Cosatu em 2014, o Numsa decidiu lançar um Movimento pelo Socialismo, cuja principal tarefa seria realizar um estudo internacional dos partidos operários no Sul global, como o Brasil, a Venezuela, a Bolívia, a Grécia, etc, e formular um programa revolucionário que mapearia um caminho para o socialismo.

De acordo com o Secretário Geral, Irvin Jim, chegou a hora de a classe operária se organizar como uma classe em si, e isso significa a formação de um Partido Trabalhador Leninista Marxista, que será controlado pelos trabalhadores e estará democraticamente centralizado, além de defender as questões da classe trabalhadora.

Uma das principais resoluções do Congresso deste ano será o endosso da formação do partido de trabalhadores de vanguarda. Para Jim, este partido político, por definição, não pode ser um partido de recrutamento que atrairá a base de todos os setores da sociedade, mas sim um partido focado no trabalho que organizará a classe trabalhadora abertamente e secretamente. Assim, "não devemos esperar uma festa de lançamento".

O outro debate-chave será a formação e o lançamento da Nova Federação, onde o Numsa e outros sindicatos que deixaram o Cosatu, bem como novos sindicatos, encontrarão um novo lar em uma federação que toma seu mandato diretamente da classe trabalhadora, e é construído de baixo para cima.

O Numsa sempre se defendeu como um sindicato militante, vibrante e politicamente consciente, que, ao mesmo tempo, orienta-se para uma política revolucionária na comunidade local e global, e nunca perdeu de vista as questões básicas dos trabalhadores. O convocador do comitê diretivo da Nova Federação é o camarada Zwelinzima Vavi, ex-secretário-geral do Cosatu, que também foi forçado a sair depois que Numsa foi expulso.

Salário mínimo

Outra questão-chave que o congresso resolverá será é o salário mínimo proposto. Recentemente, o governo introduziu um salário mínimo proposto de 3.500 rands por mês (aproximadamente US$ 250), que a Cosatu adotou. O Numsa rejeitou este salário mínimo absolutamente e o vê como um insulto à classe trabalhadora.

Eles também rejeitaram abertamente o apoio de Cosatu para este salário mínimo, o que somente prova que eles estão completamente equivocados e não representam mais os interesses dos trabalhadores, mas sim os de S'dumo Dlamini, o atual presidente, e de outros que se tornaram capitalistas às custas dos dinheiro dos trabalhadores, e estão apenas à procura de posições no parlamento do ANC.

Foi há apenas quatro anos que os mineiros nas minas de platina em Marikana foram massacrados por exigir um salário de 12.500 rands. Qualquer coisa abaixo disso está condenando o povo da África do Sul à pobreza.

Relacionado a isso, há o fato de que o Numsa espera que o Congresso resolva assumir a luta pela educação gratuita e obrigatória com fervor e se juntar aos estudantes nas ruas em sua luta no movimento #feesmustfall (taxas precisam cair).

Para muitos membros do Numsa, a luta dos estudantes também é deles, pois são eles que têm que pagar as taxas dos filhos que vão para a universidade, e muitas vezes não podem pagar altas taxas, já que há um esforço para tentar fazer a educação universitária inatingível para as crianças da classe trabalhadora.

O Numsa, em si, é muitas vezes chamado de "a união de leitura", devido a sua ênfase na educação e leitura, e engajamento com todos os relatórios e documentos divulgados pelo sindicato. Seus delegados sindicais recebem educação e treinamento através dos conselhos e também participando de cursos de teoria social em universidades. Para muitos, esta é a forma na qual a conscientização das pessoas em preparação para um novo partido e uma nova federação acontecerá. De muitas maneiras então, a luta por um salário digno (não um salário mínimo) e a pela educação gratuita estão ligadas.

Frente Unida

Outro pilar das resoluções políticas de Numsa é seu trabalho na Frente Unida, um movimento que também foi formado após o Congresso Nacional Especial de 2013. A Frente Unida deveria ser a ligação entre as comunidades e os locais de trabalho, além de construir estruturas comunitárias para fortalecer as lutas da classe trabalhadora. Ela teve algumas conquistas impressionantes. Nas últimas eleições do governo local, eles obtiveram muitos assentos nos municípios do Leste e do Cabo Ocidental. No entanto, a tarefa agora será o fortalecimento dessas estruturas e usá-las como base para continuar o trabalho geral de construção de comunidades.

Um grande desafio, visível na seção organizacional e socioeconômica do relatório, é a reestruturação do setor manufatureiro, no contexto de uma quarta revolução industrial, e a consequente ameaça de perda de empregos.

Contexto histórico

O secretário-geral deu aos delegados uma visão histórica das quatro revoluções industriais e de como a indústria automotiva e metalúrgica está sendo reformulada por forças globais de capital e econômicas cada vez mais globalizadas, com novas tecnologias como robótica e inteligência artificial, bem como no contexto de ascensão da direita no mundo, com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, o golpe no Brasil e a ascensão da direita na América Latina.

O sindicato também estendeu um convite para o Ministro Nacional das Finanças, Pravin Gordhan, que observou que "foi incomum para um Ministro das Finanças ser convidado para um Congresso do Numsa". O Ministro do Desenvolvimento Econômico, Ebrahim Patel, também foi convidado, para falar sobre o crescimento da economia, o ataque da Presidência ao Tesouro, bem como a necessidade desesperada de criação de empregos em um país com mais de 40% de desemprego. Patel também levantou preocupações sobre a quarta revolução industrial e seu impacto no emprego e na economia.

O Numsa leva seu internacionalismo extremamente a sério, e o primeiro dia do Congresso foi aberto com todos os delegados vestindo camisetas estampadas com o rosto do falecido Fidel Castro. Ele foi lembrado com profundo amor e respeito por todos os oradores e delegados. Participaram camaradas de sindicatos metalúrgicos do continente, incluindo Zâmbia, Zimbábue, Tanzânia, Moçambique, Suazilândia, Lesoto, camaradas do MST no Brasil e camaradas de sindicatos dos metalúrgicos na França, Alemanha e Espanha. Mais especificamente, o Numsa hospedou o recém-eleito Secretário Geral da IndustriALL no Brasil, Valter Sanchez.

A IndustriALL, é um sindicato global que se concentra na solidariedade internacional, abriga mais de 50 milhões de trabalhadores e mais de 700 sindicatos em 140 países, dos quais o Numsa é membro. Na mensagem de apoio entregue ao Congresso, Sánchez, que é o primeiro Secretário Geral a ser eleito a partir do Sul Global, disse que a solidariedade deve ser a pedra angular do movimento e da ação contra a quarta revolução industrial, na qual todos os trabalhadores do mundo devem se unir e apoiar-se mutuamente em suas lutas.

Construção e avanços

Não há dúvidas de que o Numsa, como gigante no setor sindical, bem como um líder das forças organizadas da esquerda na África do Sul, tem muito o que fazer. Ele está lutando em muitas frentes, enquanto o  governo do ANC fica mais fraco e mais paranóico, corrupto e autoritário. No entanto, embora muitos tenham criticado o Numsa por seu ritmo lento quando chegou ao estabelecimento da Frente Unida e da Nova Federação, outros têm admiração pela forma como o sindicato constrói um consenso, lenta e cuidadosamente, através da educação, conversa e campanha.

Um exemplo disso é a importância do relatório do secretariado e o fato das regiões terem a oportunidade de levantar questões, inconsistências e dar insumos em todos os níveis, que incluem conselhos de delegados, oficinas de políticas locais, oficinas de políticas regionais e oficinas de políticas nacionais. No momento em que o Congresso chegou, os membros haviam se familiarizado com o conteúdo do relatório, concordaram nas áreas de convergência e começaram o trabalho para suavizar pequenos detalhes e diferenças, discutindo sobre áreas de não-convergência. O congresso é, então, um espaço para endossar e ratificar resoluções, em consonância com a Constituição e as resoluções anteriores do Congresso do Numsa, que todos os membros do sindicato contribuíram para a criação.

Isso é o que se entende por controle operário no Numsa. O nível de disciplina, estrutura, compromisso com a teoria e prática revolucionárias, além do estresse na unidade enquanto encoraja o que eles chamam de "festival de ideias", é um trabalho demorado de consenso democrático.

Ao longo dos próximos dois dias, este processo de construção de consenso construirá o seu caminho para novas resoluções do congresso que os recém-eleitos e reeleitos Portadores do Escritório Nacional devem levar adiante e implementar.

Tradução: Júlia Dolce

Edição: ---