Ásia

Embaixador da Rússia na Turquia morre baleado durante evento em Ancara

Ministério de Relações Exteriores da Rússia confirmou morte de embaixador Andrei Karlov

Opera Mundi | São Paulo (SP) |
Diplomata Andrei Karlov morreu em decorrência dos disparos
Diplomata Andrei Karlov morreu em decorrência dos disparos - Embaixada da Rússia em Ancara

Uma pessoa não identificada disparou nesta segunda-feira (19/12) em Ancara contra o embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, que morreu em decorrência dos ferimentos, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores russo. O autor dos disparos já teria sido “neutralizado”, afirmou a imprensa turca.

Continua após publicidade

O diplomata russo foi atingido pelos disparos enquanto dava um discurso durante uma exposição de fotos na capital turca. De acordo com fontes citadas pela imprensa turca, Karlov foi levado a uma clínica próxima em estado grave. Segundo confirmou o Ministério de Relações Exteriores da Rússia, ele não resistiu aos ferimentos.

"Este é um dia trágico na história da diplomacia russa", declarou Maria Zakharova, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, que classificou o ataque como um "ato de terrorismo".

Fontes da embaixada russa em Ancara afirmam que poderia se tratar um ataque de jihadistas islâmicos, no qual ficaram feridas outras pessoas. De acordo com um fotógrafo da agência de notícias Associated Press que estava no local, Karlov estava discursando quando um homem vestido com terno e gravata gritou "Allahu akbar" ("deus é grande", em árabe) e disparou pelo menos oito tiros.

O ataque acontece na véspera de uma reunião em Moscou entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã e Turquia para tratar sobre o cessar-fogo em Aleppo, ao norte da Síria. 

Falando em nome dos Estados Unidos, John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, escreveu em seu Twitter que o governo dos EUA "condena este ato de violência, qualquer seja sua fonte". 

Edição: ---