Transporte

Hoje na História: Inauguração do primeiro metrô do mundo

Em 10 de janeiro de 1863 o metrô londrino transportou mais de 40 mil pessoas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em média 2,7 milhões de viagens são feitas por dia no metrô de Londres (London Underground)
Em média 2,7 milhões de viagens são feitas por dia no metrô de Londres (London Underground) - pixabay

Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 da manhã do dia 10 de janeiro de 1863. A linha, com extensão de seis quilômetros e meio, permitiu ligar a rua Farringdon à rua Paddington.

Já em seu primeiro dia de funcionamento, o "London Metropolitan" transportou cerca de 40 mil passageiros. Funcionava no horário das oito da manhã às oito da noite, com um metrô que saia a cada 15 minutos.

Em 1854, o Parlamento aprovou a construção de uma ferrovia subterrânea. A “Great Western Railway” deu o suporte financeiro ao projeto, quando se acordou que haveria uma junção ligando a linha subterrânea com seu principal terminal ferroviário em Paddington.

A empresa, que alguns anos depois obteve concessão para construir ferrovias em estados do nordeste do Brasil, também projetou trens especiais para a nova ferrovia.

Uma escassez de fundos atrasou a construção por vários anos. Durante esse período, Charles Pearson, procurador da cidade de Londres, defendeu insistentemente o avanço da construção.

Ele propôs planos para a demolição de casas que seriam substituídas por novas acomodações para os seus habitantes nos subúrbios, com a nova ferrovia proporcionando o transporte para os seus locais de trabalho, no centro da cidade.

Em 1859, Pearson persuadiu a municipalidade para financiar a construção, e os trabalhos recomeçaram em fevereiro de 1860, sob o comando do engenheiro John Fowler.

A “Metropolitan Railway” foi inaugurada e pouco tempo depois a média de pessoas transportadas por dia já era de 26 mil.

Os primeiros túneis foram cavados usando principalmente o método de construção “cortar e cobrir”. Isto causava grandes problemas, pois exigia a demolição de inúmeras propriedades na superfície.

O Metrô de Londres tem 270 estações e mais de 400 quilômetros de trilhos, fazendo deste o maior sistema metropolitano do mundo, e o terceiro sistema de metrô mais movimentado da Europa, depois de Moscou e Paris.

--------  

Hoje na História é uma produção da Radioagência Brasil de Fato e Opera Mundi

Locução: José Eduardo Bernardes

Produção: Mauro Ramos

Sonoplastia: Adilson Oliveira

Edição: José Eduardo Bernardes

Edição: ---