História

Canhotos em um mundo de destros

A existência de canhotos ainda não foi explicada. Ao longo da história, eles sofreram preconceito e foram perseguidos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Jimi Hendrix era canhoto, mas teve que aprender a tocar o instrumento ao contrário, porque seu pai só lhe comprava guitarras destras
Jimi Hendrix era canhoto, mas teve que aprender a tocar o instrumento ao contrário, porque seu pai só lhe comprava guitarras destras - Kyle Pearce /Flickr

Estima-se que 10% da população mundial seja canhota, algo em torno de 700 milhões de pessoas. Mas mesmo com esse expressivo número, aqueles com mais habilidade na mão esquerda sofrem para se encaixar em um mundo 'feito' por e para destros.

Ao longo da história, todo aquele que era considerado ‘diferente’ da maioria era cruelmente perseguido e condenado pelos demais. E os canhotos, indivíduos que utilizam preferencialmente a mão e o pé esquerdo, se encontram nesse grupo de “párias”.

Inicialmente a palavra latina “sinister”, que significa “esquerdo”, queria dizer “afortunado”, “sortudo”. Mas as línguas francesa, espanhola e italiana aplicaram à palavra canhoto um significado pejorativo: esquerda, em italiano, é “sinistra”, e a palavra francesa “gauche” pode aplicar-se também a algo incorreto ou desajeitado. Em contrapartida, “destro” quer dizer, literalmente, habilidoso, correto.

Na Idade Média, os canhotos, especialmente, as mulheres canhotas sofreram perseguição implacável. No caso das mulheres, as acusações de bruxaria baseavam-se na relação estabelecida nos textos antigos entre o lado esquerdo e o pecado e a tentação.

Por muito tempo, já na era moderna, os pais e as instituições de ensino pressionavam as crianças para usarem a mão direita ao invés da esquerda.

Existem diversas teorias para explicar a existência de canhotos. Alguns pesquisadores afirmam que o principal fator da existência de canhotos está no ventre da mãe e a causa seria hormonal; outros acreditam que é um comportamento de origem genética.

Uma prova de que a habilidade com a mão esquerda é transmitida entre famílias são os canhotos da família real britânica: a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles e o Príncipe William.

Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão. Entre elas: o pé, os olhos e a audição da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada.

De acordo com os estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática. Enquanto isso, destros possuem uma melhor habilidade verbal. Também é dito que os canhotos são mais temperamentais e criativos.

Fatos Curiosos da História

Locução: Mayara Paixão

Produção: Nadine Nascimento

Sonoplastia: Jorge Mayer

 

Edição: ---