Minas Gerais

História real

Mulheres que colocaram o homem na lua

O filme se passa em 1960, mas esses são dilemas ainda enfrentados pelas mulheres negras

Belo Horizonte (MG) |
Chamadas “computadores humanos”, esse grupo de mulheres realizava cálculos para as missões antes mesmo da existência dos computadores
Chamadas “computadores humanos”, esse grupo de mulheres realizava cálculos para as missões antes mesmo da existência dos computadores - Reprodução

De forma simples e divertida, “Estrelas Além do Tempo” traz a história real de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Três mulheres negras, matemáticas e cientistas da NASA, nos Estados Unidos, responsáveis pelos cálculos que levaram o homem ao espaço no período da corrida espacial entre EUA e URSS.

Chamadas “computadores humanos”, esse grupo de mulheres realizava cálculos para as missões antes mesmo da existência dos computadores. Ao mesmo tempo que eram imprescindíveis, lidavam com o machismo e racismo na sociedade e dentro da NASA, com prédios e banheiros próprios para as negras.

Além de não terem seus trabalhos reconhecidos, seus cálculos eram assinados por homens. É o exemplo de Katherine, que fez os cálculos necessários para o lançamento e retorno seguro de John Glenn, primeiro astronauta a orbitar em volta da Terra, e pelos cálculos da trajetória de pouso da Apollo 11 na Lua. Entretanto, jamais foi citada como fundamental para essas grandes conquistas.

O filme se passa nos anos 1960, mas esses são dilemas ainda enfrentados pelas mulheres negras, seja na Ciência ou em qualquer lugar que estejam. Ainda é um desafio serem reconhecidas e terem os mesmos direitos, deveres e salários que os homens brancos que desempenham as mesmas funções.

Estrelas Além do Tempo possibilita que mulheres e negros possam se enxergar em áreas que não costumam estar. Mostra que podemos sim ser matemáticas, engenheiras, programadoras e protagonistas de nossas vidas e histórias.

 

Edição: Joana Tavares