Nossos Direitos

Você sabe realmente o que é o auxílio-reclusão?

Ele tem a finalidade de garantir o sustento daqueles que dependiam economicamente da pessoa que foi presa

Radioagência Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O benefício é devido somente aos dependentes dos presidiários que eram segurados da Previdência Social
O benefício é devido somente aos dependentes dos presidiários que eram segurados da Previdência Social - Reprodução

Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, o auxílio-reclusão não é um salário pago a todos os presidiários. Na verdade, este é um benefício previdenciário que existe em nossa legislação há mais de 50 anos, e que tem a finalidade de garantir o sustento daqueles que dependiam economicamente da pessoa que foi presa.

É um benefício pago pela Previdência Social (o INSS) aos dependentes do segurado que se encontra preso sob o regime fechado ou semiaberto. Ou seja, o benefício não é um direito do preso, mas sim de seus dependentes, que são o cônjuge ou companheira ou companheiro, filhos menores de 21 anos e, em alguns casos, pais e irmãos menores de 21 anos.

E não são todos os presos que geram esse direito aos seus dependentes, pois o benefício é devido somente aos dependentes dos presidiários que eram segurados da Previdência Social quando foram presos. Além disso, tem direito ao benefício apenas os dependentes do preso-segurado de baixa renda. Atualmente, a Previdência Social considera de baixa renda aquele que recebe salário até R$ 1.025,82.

Em relação ao valor do benefício, ele é apurado da mesma forma que os outros benefícios previdenciários, ou seja, o cálculo é feito levando-se em conta a média das contribuições do preso, desde que segurado à Previdência Social.

Quem respondeu às nossas questões foi o advogado trabalhista Luiz Duarte Filho.

---

Nossos Direitos

Locução: José Bruno Lima

Produção: Vivian Fernandes

Sonoplastia: Jorge Mayer

Edição: Vivian Fernandes